Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40459
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_KesiaLorraneSilvaSantos_tcc.pdf1,17 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A relevância da ludicidade no processo de alfabetização e letramento
Autor(es): Santos, Késia Lorrane Silva
Orientador(es): Felipe, Paulo Henrique de
Assunto: Alfabetização
Letramento
Ludicidade
Universidade de Brasília (UnB) - Pedagogia
Data de apresentação: 16-Fev-2024
Data de publicação: 11-Nov-2024
Referência: SANTOS, Késia Lorrane Silva. A relevância da ludicidade no processo de alfabetização e letramento. 2024. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: A presente pesquisa visa investigar a relevância da ludicidade no processo de alfabetização e letramento de crianças inseridas no primeiro ano do ensino fundamental. Desta forma, apresentaremos uma abordagem realizada em uma turma de 22 crianças. Elas adentraram e deram continuidade ao processo de alfabetização e letramento no ano de 2023. A pesquisa busca compreender como a ludicidade pode influenciar o processo de alfabetização e letramento de estudantes inseridos no primeiro ano dos anos iniciais. Com isso, irei analisar como a ludicidade pode influenciar a aprendizagem no ambiente educacional, identificar como o professor pode utilizar a ludicidade na alfabetização e letramento em sala de aula e verificar o processo de alfabetização, letramento e interação dos estudantes inseridos na pesquisa. Inicialmente, faremos levantamentos bibliográficos a respeito do lúdico e do processo de alfabetização e letramento. Em seguida, daremos continuidade com uma pesquisa de campo que visa descrever a observação e a atuação do pesquisador juntamente com a professora regente. Por fim, a investigação irá demonstrar os resultados que foram alcançados a partir das experiências lúdicas.
Abstract: This research aims to investigate the relevance of playfulness in the literacy process of children in the first year of elementary school. In this way, we will present an approach carried out in a class of 22 children. They entered and continued the literacy and literacy process in the year 2023. The research seeks to understand how playfulness can influence the literacy and literacy process of students in the first year of the initial years. With this, I will analyze how playfulness can influence learning in the educational environment, identify how the teacher can use playfulness in literacy in the classroom and verify the literacy, literacy and interaction process of the students included in the research. Initially, we will carry out bibliographical surveys regarding play and the literacy process. Then, we will continue with field research that aims to describe the observation and performance of the researcher together with the teacher. Finally, the investigation will demonstrate the results that were achieved from the playful experiences.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.