Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Felipe, Paulo Henrique de | - |
dc.contributor.author | Santos, Késia Lorrane Silva | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Késia Lorrane Silva. A relevância da ludicidade no processo de alfabetização e letramento. 2024. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa visa investigar a relevância da ludicidade no processo de
alfabetização e letramento de crianças inseridas no primeiro ano do ensino fundamental. Desta
forma, apresentaremos uma abordagem realizada em uma turma de 22 crianças. Elas adentraram
e deram continuidade ao processo de alfabetização e letramento no ano de 2023. A pesquisa
busca compreender como a ludicidade pode influenciar o processo de alfabetização e letramento
de estudantes inseridos no primeiro ano dos anos iniciais. Com isso, irei analisar como a
ludicidade pode influenciar a aprendizagem no ambiente educacional, identificar como o
professor pode utilizar a ludicidade na alfabetização e letramento em sala de aula e verificar o
processo de alfabetização, letramento e interação dos estudantes inseridos na pesquisa.
Inicialmente, faremos levantamentos bibliográficos a respeito do lúdico e do processo de
alfabetização e letramento. Em seguida, daremos continuidade com uma pesquisa de campo que
visa descrever a observação e a atuação do pesquisador juntamente com a professora regente.
Por fim, a investigação irá demonstrar os resultados que foram alcançados a partir das
experiências lúdicas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Letramento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília (UnB) - Pedagogia | pt_BR |
dc.title | A relevância da ludicidade no processo de alfabetização e letramento | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-11T14:37:34Z | - |
dc.date.available | 2024-11-11T14:37:34Z | - |
dc.date.submitted | 2024-02-16 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40459 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research aims to investigate the relevance of playfulness in the literacy process
of children in the first year of elementary school. In this way, we will present an approach
carried out in a class of 22 children. They entered and continued the literacy and literacy process
in the year 2023. The research seeks to understand how playfulness can influence the literacy
and literacy process of students in the first year of the initial years. With this, I will analyze
how playfulness can influence learning in the educational environment, identify how the teacher
can use playfulness in literacy in the classroom and verify the literacy, literacy and interaction
process of the students included in the research. Initially, we will carry out bibliographical
surveys regarding play and the literacy process. Then, we will continue with field research that
aims to describe the observation and performance of the researcher together with the teacher.
Finally, the investigation will demonstrate the results that were achieved from the playful
experiences. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|