Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40459
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_KesiaLorraneSilvaSantos_tcc.pdf1,17 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFelipe, Paulo Henrique de-
dc.contributor.authorSantos, Késia Lorrane Silva-
dc.identifier.citationSANTOS, Késia Lorrane Silva. A relevância da ludicidade no processo de alfabetização e letramento. 2024. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa visa investigar a relevância da ludicidade no processo de alfabetização e letramento de crianças inseridas no primeiro ano do ensino fundamental. Desta forma, apresentaremos uma abordagem realizada em uma turma de 22 crianças. Elas adentraram e deram continuidade ao processo de alfabetização e letramento no ano de 2023. A pesquisa busca compreender como a ludicidade pode influenciar o processo de alfabetização e letramento de estudantes inseridos no primeiro ano dos anos iniciais. Com isso, irei analisar como a ludicidade pode influenciar a aprendizagem no ambiente educacional, identificar como o professor pode utilizar a ludicidade na alfabetização e letramento em sala de aula e verificar o processo de alfabetização, letramento e interação dos estudantes inseridos na pesquisa. Inicialmente, faremos levantamentos bibliográficos a respeito do lúdico e do processo de alfabetização e letramento. Em seguida, daremos continuidade com uma pesquisa de campo que visa descrever a observação e a atuação do pesquisador juntamente com a professora regente. Por fim, a investigação irá demonstrar os resultados que foram alcançados a partir das experiências lúdicas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.keywordLetramentopt_BR
dc.subject.keywordLudicidadept_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasília (UnB) - Pedagogiapt_BR
dc.titleA relevância da ludicidade no processo de alfabetização e letramentopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-11T14:37:34Z-
dc.date.available2024-11-11T14:37:34Z-
dc.date.submitted2024-02-16-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40459-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This research aims to investigate the relevance of playfulness in the literacy process of children in the first year of elementary school. In this way, we will present an approach carried out in a class of 22 children. They entered and continued the literacy and literacy process in the year 2023. The research seeks to understand how playfulness can influence the literacy and literacy process of students in the first year of the initial years. With this, I will analyze how playfulness can influence learning in the educational environment, identify how the teacher can use playfulness in literacy in the classroom and verify the literacy, literacy and interaction process of the students included in the research. Initially, we will carry out bibliographical surveys regarding play and the literacy process. Then, we will continue with field research that aims to describe the observation and performance of the researcher together with the teacher. Finally, the investigation will demonstrate the results that were achieved from the playful experiences.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.