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Título: Revisão bibliográfica sobre bilinguismo português-inglês na educação infantil das instituições educacionais do Distrito Federal
Autor(es): Oliveira, Jade Rodrigues de
Orientador(es): Morais, Lucimara Gomes Oliveira de
Assunto: Educação infantil
Educação bilíngue
Data de apresentação: 12-Jun-2024
Data de publicação: 11-Nov-2024
Referência: OLIVEIRA, Jade Rodrigues de. Revisão bibliográfica sobre bilinguismo português-inglês na educação infantil das instituições educacionais do Distrito Federal. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Este estudo investiga a presença de produções acadêmicas sobre bilinguismo Português-Inglês nas instituições educacionais de educação infantil no Distrito Federal, com o propósito de compreender o conhecimento prévio existente sobre o assunto nesse contexto, identificar lacunas e colaborar para o avanço das políticas públicas na área da educação bilíngue. A metodologia adotada consiste na pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, incluindo uma revisão de escopo para análise dos estudos publicados na Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal e na Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília. O presente artigo aborda os conceitos de bilinguismo e educação/ensino bilíngue, fundamentando-se, principalmente, nas perspectivas apresentadas por Torres (2021) e Hamers e Blanc (1967, 2000), com ênfase na fase da educação infantil. O estudo aponta para os seguintes resultados: escassez de recursos, defasagem dos currículos, falta de formação profissional adequada e a ausência de parceria entre a escola e a família no processo de aprendizagem. Além disso, foi possível perceber uma baixa produção acadêmica sobre bilinguismo Português-Inglês, no contexto do DF e uma crescente de interesse das instituições privadas na área, o que aumenta a desigualdade entre os grupos sociais. Portanto, ressalta-se a necessidade do aumento de pesquisas na área, especialmente no que diz respeito à formulação de políticas públicas para regulamentar o ensino bilíngue e promover a equidade no acesso e qualidade à educação nesse contexto.
Abstract: This study investigates the presence of academic productions on Portuguese-English bilingualism in early childhood educational institutions in the Distrito Federal, with the purpose of understanding prior knowledge, identifying content gaps, and contributing to the advancement of public policies in the field of bilingual education. The adopted methodology consists of bibliographic research with a qualitative approach, including a scope review for the analysis of studies published in the journal Com Censo and in the Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente. This article addresses the concepts of bilingualism and bilingual education/teaching, mainly based on the perspectives presented by Torres (2019) and Hamers and Blanc (1967, 2000), with an emphasis on early childhood education. The study points to the following results: scarcity of resources, outdated curricula, lack of adequate professional training, and absence of partnership between school and family in the learning process. Additionally, it was possible to notice a low academic production on Portuguese-English bilingualism in the context of the Federal District (DF), alongside a growing interest from private institutions in the field, which exacerbates inequality among social groups. Therefore, the need for increased research in this area is highlighted, especially concerning the formulation of public policies to regulate bilingual education and promote equity in access and quality of education in this context.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.
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