Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Morais, Lucimara Gomes Oliveira de | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Jade Rodrigues de | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Jade Rodrigues de. Revisão bibliográfica sobre bilinguismo português-inglês na educação infantil das instituições educacionais do Distrito Federal. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo investiga a presença de produções acadêmicas sobre bilinguismo
Português-Inglês nas instituições educacionais de educação infantil no Distrito Federal, com o
propósito de compreender o conhecimento prévio existente sobre o assunto nesse contexto,
identificar lacunas e colaborar para o avanço das políticas públicas na área da educação
bilíngue. A metodologia adotada consiste na pesquisa bibliográfica com abordagem
qualitativa, incluindo uma revisão de escopo para análise dos estudos publicados na Revista
Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal e na Biblioteca Digital da Produção
Intelectual Discente da Universidade de Brasília. O presente artigo aborda os conceitos de
bilinguismo e educação/ensino bilíngue, fundamentando-se, principalmente, nas perspectivas
apresentadas por Torres (2021) e Hamers e Blanc (1967, 2000), com ênfase na fase da
educação infantil. O estudo aponta para os seguintes resultados: escassez de recursos,
defasagem dos currículos, falta de formação profissional adequada e a ausência de parceria
entre a escola e a família no processo de aprendizagem. Além disso, foi possível perceber uma
baixa produção acadêmica sobre bilinguismo Português-Inglês, no contexto do DF e uma
crescente de interesse das instituições privadas na área, o que aumenta a desigualdade entre os
grupos sociais. Portanto, ressalta-se a necessidade do aumento de pesquisas na área,
especialmente no que diz respeito à formulação de políticas públicas para regulamentar o
ensino bilíngue e promover a equidade no acesso e qualidade à educação nesse contexto. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação bilíngue | pt_BR |
dc.title | Revisão bibliográfica sobre bilinguismo português-inglês na educação infantil das instituições educacionais do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-11T13:23:20Z | - |
dc.date.available | 2024-11-11T13:23:20Z | - |
dc.date.submitted | 2024-06-12 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40455 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study investigates the presence of academic productions on Portuguese-English
bilingualism in early childhood educational institutions in the Distrito Federal, with the
purpose of understanding prior knowledge, identifying content gaps, and contributing to the
advancement of public policies in the field of bilingual education. The adopted methodology
consists of bibliographic research with a qualitative approach, including a scope review for
the analysis of studies published in the journal Com Censo and in the Biblioteca Digital da
Produção Intelectual Discente. This article addresses the concepts of bilingualism and
bilingual education/teaching, mainly based on the perspectives presented by Torres (2019)
and Hamers and Blanc (1967, 2000), with an emphasis on early childhood education. The
study points to the following results: scarcity of resources, outdated curricula, lack of
adequate professional training, and absence of partnership between school and family in the
learning process. Additionally, it was possible to notice a low academic production on
Portuguese-English bilingualism in the context of the Federal District (DF), alongside a
growing interest from private institutions in the field, which exacerbates inequality among
social groups. Therefore, the need for increased research in this area is highlighted, especially
concerning the formulation of public policies to regulate bilingual education and promote
equity in access and quality of education in this context. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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