Título: | O papel do livro didático na educação antirracista : percepções e práticas de professores/as em uma escola de Samambaia/DF |
Autor(es): | Sirqueira, Giovanna Elen Ponte |
Orientador(es): | Monteiro, Rosana Batista |
Assunto: | Livros didáticos Racismo Diversidade Relações étnico-raciais |
Data de apresentação: | 20-Set-2024 |
Data de publicação: | 7-Nov-2024 |
Referência: | SIRQUEIRA, Giovanna Elen Ponte. O papel do livro didático na educação antirracista: percepções e práticas de professores/as em uma escola de Samambaia/DF. 2024. 34 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Considerando a relevância do combate ao racismo por meio da educação, o
presente trabalho tem como objetivo analisar um livro didático de história do 5º ano
do ensino fundamental de uma escola em Samambaia/DF sobre sua abordagem
acerca da temática racial. Tal objetivo se justifica pela importância do material
didático na construção de saberes e pela necessidade de combater o racismo.
Diante desse contexto, de que forma o livro didático aborda a temática racial? Para
tanto, foi adotada uma abordagem metodológica feita a partir de uma pesquisa
qualitativa por meio da aplicação de um questionário e uma análise do material
pedagógico. Os resultados obtidos revelam a importância do livro no processo de
aprendizagem e que além de um material adequado se faz necessário a formação
profissional e continuada dos docentes. Portanto, conclui-se que a eficácia do livro
didático como ferramenta de combate ao racismo depende não apenas de sua
inclusão de conteúdos relacionados à diversidade étnico-racial, mas também da
preparação e da capacitação das professoras para abordar esses temas. |
Abstract: | Considering the relevance of combating racism through education, this study aims to
analyze a 5th-grade history textbook from a school in Samambaia/DF regarding its
approach to racial issues. This goal is justified by the importance of educational
materials in the construction of knowledge and the need to fight racism. In this
context, how does the textbook address racial themes? To answer this, a
methodological approach was adopted using qualitative research through the
application of a questionnaire and an analysis of the pedagogical material. The
results reveal the importance of the textbook in the learning process and highlight
that, in addition to having appropriate material, there is also a need for ongoing
professional development for teachers. Therefore, it is concluded that the
effectiveness of the textbook as a tool for combating racism depends not only on the
inclusion of content related to ethnic and racial diversity but also on the preparation
and training of teachers to address these topics. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.