Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40427
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_GiovannaElenPonteSirqueira_tcc.pdf6,62 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel do livro didático na educação antirracista : percepções e práticas de professores/as em uma escola de Samambaia/DF
Autor(es): Sirqueira, Giovanna Elen Ponte
Orientador(es): Monteiro, Rosana Batista
Assunto: Livros didáticos
Racismo
Diversidade
Relações étnico-raciais
Data de apresentação: 20-Set-2024
Data de publicação: 7-Nov-2024
Referência: SIRQUEIRA, Giovanna Elen Ponte. O papel do livro didático na educação antirracista: percepções e práticas de professores/as em uma escola de Samambaia/DF. 2024. 34 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Considerando a relevância do combate ao racismo por meio da educação, o presente trabalho tem como objetivo analisar um livro didático de história do 5º ano do ensino fundamental de uma escola em Samambaia/DF sobre sua abordagem acerca da temática racial. Tal objetivo se justifica pela importância do material didático na construção de saberes e pela necessidade de combater o racismo. Diante desse contexto, de que forma o livro didático aborda a temática racial? Para tanto, foi adotada uma abordagem metodológica feita a partir de uma pesquisa qualitativa por meio da aplicação de um questionário e uma análise do material pedagógico. Os resultados obtidos revelam a importância do livro no processo de aprendizagem e que além de um material adequado se faz necessário a formação profissional e continuada dos docentes. Portanto, conclui-se que a eficácia do livro didático como ferramenta de combate ao racismo depende não apenas de sua inclusão de conteúdos relacionados à diversidade étnico-racial, mas também da preparação e da capacitação das professoras para abordar esses temas.
Abstract: Considering the relevance of combating racism through education, this study aims to analyze a 5th-grade history textbook from a school in Samambaia/DF regarding its approach to racial issues. This goal is justified by the importance of educational materials in the construction of knowledge and the need to fight racism. In this context, how does the textbook address racial themes? To answer this, a methodological approach was adopted using qualitative research through the application of a questionnaire and an analysis of the pedagogical material. The results reveal the importance of the textbook in the learning process and highlight that, in addition to having appropriate material, there is also a need for ongoing professional development for teachers. Therefore, it is concluded that the effectiveness of the textbook as a tool for combating racism depends not only on the inclusion of content related to ethnic and racial diversity but also on the preparation and training of teachers to address these topics.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.