Título: | A história do trabalho e a sua precarização : uma relação com os estágios não obrigatórios dos estudantes de pedagogia da Universidade de Brasília |
Autor(es): | Santos, Giovanna Flausino Caixeta dos |
Orientador(es): | Bahniuk, Caroline |
Assunto: | Trabalho Trabalho - precarização Estágios Estudantes universitários - Pedagogia |
Data de apresentação: | 11-Set-2024 |
Data de publicação: | 7-Nov-2024 |
Referência: | SANTOS, Giovanna Flausino Caixeta dos. A história do trabalho e a sua precarização: uma relação com os estágios não obrigatórios dos estudantes de pedagogia da Universidade de Brasília. 2024. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso faz uma análise sobre a história do trabalho, a
sua precarização e a relação dele com os estágios não obrigatórios dos estudantes de
pedagogia da Universidade de Brasília (UnB). Começa discutindo o conceito de trabalho
ao longo da história, desde o trabalho primitivo até as formas mais recentes de exploração
do trabalho, como a uberização. A pesquisa analisa o estágio não obrigatório remunerado
como um fenômeno inserido no contexto das mudanças no mundo do trabalho, destacando
que, apesar de sua função educativa, este muitas vezes reproduz condições de precarização
típicas do emprego assalariado. A pesquisa utiliza uma metodologia qualitativa, com
revisão bibliográfica e aplicação de questionários a estudantes do curso de Pedagogia da
UnB, que estão realizando estágio não obrigatório. A monografia critica o fato de que os
estágios não obrigatórios, embora regulamentados pela Lei nº 11.788/2008, muitas vezes
se desviam de seu propósito educativo, sendo utilizados por empresas para substituir
outros trabalhadores. O estudo conclui que é necessária uma revisão das práticas de
estágio e das políticas públicas relacionadas, a fim de assegurar que eles cumpram seu
papel formativo. |
Abstract: | This course conclusion work analyzes the history of work, its precariousness and its
relationship with non-mandatory internships for pedagogy students at the University of
Brasília (UnB). It begins by discussing the concept of work throughout history, from
primitive work to more recent forms of labor exploitation, such as uberization. The research
analyzes the non-mandatory paid internship as a phenomenon within the context of changes
in the world of work, highlighting that, despite its educational function, it often reproduces
precarious conditions typical of salaried employment. The research uses a qualitative
methodology, with bibliographical review and application of questionnaires to students on
the Pedagogy course at UnB, who are carrying out a non-mandatory internship. The
monograph criticizes the fact that non-mandatory internships, although regulated by Law nº
11.788/2008, often deviate from their educational purpose, being used by companies to
replace other workers. The study concludes that a review of internship practices and related
public policies is necessary in order to ensure that they fulfill their formative role. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024. |
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Aparece na Coleção: | Pedagogia
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