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Título: A história do trabalho e a sua precarização : uma relação com os estágios não obrigatórios dos estudantes de pedagogia da Universidade de Brasília
Autor(es): Santos, Giovanna Flausino Caixeta dos
Orientador(es): Bahniuk, Caroline
Assunto: Trabalho
Trabalho - precarização
Estágios
Estudantes universitários - Pedagogia
Data de apresentação: 11-Set-2024
Data de publicação: 7-Nov-2024
Referência: SANTOS, Giovanna Flausino Caixeta dos. A história do trabalho e a sua precarização: uma relação com os estágios não obrigatórios dos estudantes de pedagogia da Universidade de Brasília. 2024. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso faz uma análise sobre a história do trabalho, a sua precarização e a relação dele com os estágios não obrigatórios dos estudantes de pedagogia da Universidade de Brasília (UnB). Começa discutindo o conceito de trabalho ao longo da história, desde o trabalho primitivo até as formas mais recentes de exploração do trabalho, como a uberização. A pesquisa analisa o estágio não obrigatório remunerado como um fenômeno inserido no contexto das mudanças no mundo do trabalho, destacando que, apesar de sua função educativa, este muitas vezes reproduz condições de precarização típicas do emprego assalariado. A pesquisa utiliza uma metodologia qualitativa, com revisão bibliográfica e aplicação de questionários a estudantes do curso de Pedagogia da UnB, que estão realizando estágio não obrigatório. A monografia critica o fato de que os estágios não obrigatórios, embora regulamentados pela Lei nº 11.788/2008, muitas vezes se desviam de seu propósito educativo, sendo utilizados por empresas para substituir outros trabalhadores. O estudo conclui que é necessária uma revisão das práticas de estágio e das políticas públicas relacionadas, a fim de assegurar que eles cumpram seu papel formativo.
Abstract: This course conclusion work analyzes the history of work, its precariousness and its relationship with non-mandatory internships for pedagogy students at the University of Brasília (UnB). It begins by discussing the concept of work throughout history, from primitive work to more recent forms of labor exploitation, such as uberization. The research analyzes the non-mandatory paid internship as a phenomenon within the context of changes in the world of work, highlighting that, despite its educational function, it often reproduces precarious conditions typical of salaried employment. The research uses a qualitative methodology, with bibliographical review and application of questionnaires to students on the Pedagogy course at UnB, who are carrying out a non-mandatory internship. The monograph criticizes the fact that non-mandatory internships, although regulated by Law nº 11.788/2008, often deviate from their educational purpose, being used by companies to replace other workers. The study concludes that a review of internship practices and related public policies is necessary in order to ensure that they fulfill their formative role.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.
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