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dc.contributor.advisorBahniuk, Caroline-
dc.contributor.authorSantos, Giovanna Flausino Caixeta dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Giovanna Flausino Caixeta dos. A história do trabalho e a sua precarização: uma relação com os estágios não obrigatórios dos estudantes de pedagogia da Universidade de Brasília. 2024. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso faz uma análise sobre a história do trabalho, a sua precarização e a relação dele com os estágios não obrigatórios dos estudantes de pedagogia da Universidade de Brasília (UnB). Começa discutindo o conceito de trabalho ao longo da história, desde o trabalho primitivo até as formas mais recentes de exploração do trabalho, como a uberização. A pesquisa analisa o estágio não obrigatório remunerado como um fenômeno inserido no contexto das mudanças no mundo do trabalho, destacando que, apesar de sua função educativa, este muitas vezes reproduz condições de precarização típicas do emprego assalariado. A pesquisa utiliza uma metodologia qualitativa, com revisão bibliográfica e aplicação de questionários a estudantes do curso de Pedagogia da UnB, que estão realizando estágio não obrigatório. A monografia critica o fato de que os estágios não obrigatórios, embora regulamentados pela Lei nº 11.788/2008, muitas vezes se desviam de seu propósito educativo, sendo utilizados por empresas para substituir outros trabalhadores. O estudo conclui que é necessária uma revisão das práticas de estágio e das políticas públicas relacionadas, a fim de assegurar que eles cumpram seu papel formativo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTrabalhopt_BR
dc.subject.keywordTrabalho - precarizaçãopt_BR
dc.subject.keywordEstágiospt_BR
dc.subject.keywordEstudantes universitários - Pedagogiapt_BR
dc.titleA história do trabalho e a sua precarização : uma relação com os estágios não obrigatórios dos estudantes de pedagogia da Universidade de Brasíliapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-07T13:41:28Z-
dc.date.available2024-11-07T13:41:28Z-
dc.date.submitted2024-09-11-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40425-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This course conclusion work analyzes the history of work, its precariousness and its relationship with non-mandatory internships for pedagogy students at the University of Brasília (UnB). It begins by discussing the concept of work throughout history, from primitive work to more recent forms of labor exploitation, such as uberization. The research analyzes the non-mandatory paid internship as a phenomenon within the context of changes in the world of work, highlighting that, despite its educational function, it often reproduces precarious conditions typical of salaried employment. The research uses a qualitative methodology, with bibliographical review and application of questionnaires to students on the Pedagogy course at UnB, who are carrying out a non-mandatory internship. The monograph criticizes the fact that non-mandatory internships, although regulated by Law nº 11.788/2008, often deviate from their educational purpose, being used by companies to replace other workers. The study concludes that a review of internship practices and related public policies is necessary in order to ensure that they fulfill their formative role.pt_BR
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