Título: | Alfabetização e letramento infantil em tempos de pandemia |
Autor(es): | Silva, Fabíola da Cruz |
Orientador(es): | Bisol, Benedetta |
Assunto: | Alfabetização Letramento Ensino Remoto Emergencial (ERE) Pandemia |
Data de apresentação: | 9-Fev-2024 |
Data de publicação: | 7-Nov-2024 |
Referência: | SILVA, Fabíola da Cruz. Alfabetização e letramento infantil em tempos de pandemia. 2024. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | O trabalho tem como objetivo compreender o processo de alfabetização e letramento
nos tempos de pandemia e dos impactos causados pela suspensão do ensino
presencial. A difusão da doença Covid-19 interferiu bastante não apenas na educação.
Os processos de aprendizagem e ensino nesses tempos foram cheios de desafios,
especialmente para crianças dos anos iniciais, que começam a aprender a ler e
escrever. Nas aulas presenciais, a aprendizagem da forma escrita depende de uma boa
orientação das relações oralidade-escrita, que não aconteceu da mesma forma no
ensino remoto. Em muitos casos, docentes relataram que não estavam conseguindo
acompanhar o discente do jeito que deveriam, dando o auxílio que ele precisava. Os
professores tentaram criar formas alternativas para deixarem o conteúdo mais dinâmico.
A fase da alfabetização e letramento infantil é fundamental para o desenvolvimento das
crianças, pois é nessa hora que elas desenvolvem a habilidade de ler e escrever e a
usar competentemente a leitura e a escrita nas práticas sociais. Apesar dessa
dificuldade, as escolas tentaram adaptar seus métodos para auxiliar os pais nessa
jornada também. |
Abstract: | The work aims to understand the process of literacy and reading in times of pandemic
and the impacts caused by the suspension of classroom education. The spread of
Covid-19 disease has greatly interfered not only in education, but in other areas as well.
The learning and teaching processes in these times were full of challenges, especially for
children of the early years, who begin to learn to read and write. In face-to-face classes,
learning the written form depends on a good orientation of oral-written relations, which
did not happen in the same way in remote education. In many cases, teachers reported
that they were unable to follow the student the way they should, giving the help he
needed. With this, teachers tried to create alternative ways to make the content more
dynamic. The phase of literacy and children’s reading is fundamental for the
development of children, because it is at this time that they develop the ability to read
and write and to competently use reading and writing in social practices. Despite this
difficulty, schools have tried to adapt their methods to help parents on this journey as
well. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.