Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40422
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_FabiolaDaCruzSilva_tcc.pdf2,03 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBisol, Benedetta-
dc.contributor.authorSilva, Fabíola da Cruz-
dc.identifier.citationSILVA, Fabíola da Cruz. Alfabetização e letramento infantil em tempos de pandemia. 2024. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho tem como objetivo compreender o processo de alfabetização e letramento nos tempos de pandemia e dos impactos causados pela suspensão do ensino presencial. A difusão da doença Covid-19 interferiu bastante não apenas na educação. Os processos de aprendizagem e ensino nesses tempos foram cheios de desafios, especialmente para crianças dos anos iniciais, que começam a aprender a ler e escrever. Nas aulas presenciais, a aprendizagem da forma escrita depende de uma boa orientação das relações oralidade-escrita, que não aconteceu da mesma forma no ensino remoto. Em muitos casos, docentes relataram que não estavam conseguindo acompanhar o discente do jeito que deveriam, dando o auxílio que ele precisava. Os professores tentaram criar formas alternativas para deixarem o conteúdo mais dinâmico. A fase da alfabetização e letramento infantil é fundamental para o desenvolvimento das crianças, pois é nessa hora que elas desenvolvem a habilidade de ler e escrever e a usar competentemente a leitura e a escrita nas práticas sociais. Apesar dessa dificuldade, as escolas tentaram adaptar seus métodos para auxiliar os pais nessa jornada também.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.keywordLetramentopt_BR
dc.subject.keywordEnsino Remoto Emergencial (ERE)pt_BR
dc.subject.keywordPandemiapt_BR
dc.titleAlfabetização e letramento infantil em tempos de pandemiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-07T13:29:18Z-
dc.date.available2024-11-07T13:29:18Z-
dc.date.submitted2024-02-09-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40422-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The work aims to understand the process of literacy and reading in times of pandemic and the impacts caused by the suspension of classroom education. The spread of Covid-19 disease has greatly interfered not only in education, but in other areas as well. The learning and teaching processes in these times were full of challenges, especially for children of the early years, who begin to learn to read and write. In face-to-face classes, learning the written form depends on a good orientation of oral-written relations, which did not happen in the same way in remote education. In many cases, teachers reported that they were unable to follow the student the way they should, giving the help he needed. With this, teachers tried to create alternative ways to make the content more dynamic. The phase of literacy and children’s reading is fundamental for the development of children, because it is at this time that they develop the ability to read and write and to competently use reading and writing in social practices. Despite this difficulty, schools have tried to adapt their methods to help parents on this journey as well.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.