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Título: Os jogos digitais e a gamificação na educação : a potencialidade do RPG eletrônico Undertale
Autor(es): Kader, Dania Sadallah
Orientador(es): Versuti, Andrea Cristina
Assunto: Jogos digitais
Jogos em educação
Educação lúdica
Educação - efeito das inovações tecnológicas
Ensino fundamental - jogos educativos
Data de apresentação: 20-Mar-2024
Data de publicação: 7-Nov-2024
Referência: KADER, Dania Sadallah. Os jogos digitais e a gamificação na educação: a potencialidade do RPG eletrônico Undertale. 2024. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar as potencialidades do RPG eletrônico Undertale e sua aplicação como ferramenta de gamificação na educação. A pesquisa parte de como o jogo eletrônico Undertale pode ser utilizado na gamificação, potencializando o processo educativo. Para alcançar esse objetivo, foram propostos os seguintes objetivos específicos: apresentar o conceito de gamificação e os usos educacionais dos jogos digitais por meio de revisão bibliográfica; examinar as características constitutivas do jogo Undertale e suas potencialidades educativas; e propor uma sequência didática destinada ao quinto ano da educação fundamental para incorporar elementos de gamificação, utilizando Undertale como referência. A metodologia utilizada consiste em uma pesquisa bibliográfica que aborda os temas da gamificação, jogos digitais e as características específicas do jogo Undertale. Os resultados obtidos e a sequência didática elaborada indicaram que o jogo Undertale possui potencial como recurso educativo, permitindo a integração de elementos de gamificação no processo de ensino-aprendizagem, promovendo maior engajamento e interesse dos alunos.
Abstract: This paper aims to investigate the potential of the electronic RPG Undertale and its application as a gamification tool in education. The research starts how the electronic game Undertale can be used in gamification, enhancing the educational process. To achieve this objective, the following specific objectives were proposed: to present the concept of gamification and the educational uses of digital games through a literature review; to examine the constitutive characteristics of the game Undertale and its educational potential; and to propose a didactic sequence aimed at the fifth grade of elementary school to incorporate gamification elements, using Undertale as a reference. The methodology used consists of bibliographic research that addresses the themes of gamification, digital games, and the specific characteristics of the game Undertale. The results obtained and the didactic sequence elaborated indicated that the game Undertale has potential as an educational resource, allowing the integration of gamification elements in the teaching-learning process, promoting greater engagement and interest from students.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.
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