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dc.contributor.advisorVersuti, Andrea Cristina-
dc.contributor.authorKader, Dania Sadallah-
dc.identifier.citationKADER, Dania Sadallah. Os jogos digitais e a gamificação na educação: a potencialidade do RPG eletrônico Undertale. 2024. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo investigar as potencialidades do RPG eletrônico Undertale e sua aplicação como ferramenta de gamificação na educação. A pesquisa parte de como o jogo eletrônico Undertale pode ser utilizado na gamificação, potencializando o processo educativo. Para alcançar esse objetivo, foram propostos os seguintes objetivos específicos: apresentar o conceito de gamificação e os usos educacionais dos jogos digitais por meio de revisão bibliográfica; examinar as características constitutivas do jogo Undertale e suas potencialidades educativas; e propor uma sequência didática destinada ao quinto ano da educação fundamental para incorporar elementos de gamificação, utilizando Undertale como referência. A metodologia utilizada consiste em uma pesquisa bibliográfica que aborda os temas da gamificação, jogos digitais e as características específicas do jogo Undertale. Os resultados obtidos e a sequência didática elaborada indicaram que o jogo Undertale possui potencial como recurso educativo, permitindo a integração de elementos de gamificação no processo de ensino-aprendizagem, promovendo maior engajamento e interesse dos alunos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordJogos digitaispt_BR
dc.subject.keywordJogos em educaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação lúdicapt_BR
dc.subject.keywordEducação - efeito das inovações tecnológicaspt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamental - jogos educativospt_BR
dc.titleOs jogos digitais e a gamificação na educação : a potencialidade do RPG eletrônico Undertalept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-07T12:56:24Z-
dc.date.available2024-11-07T12:56:24Z-
dc.date.submitted2024-03-20-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40419-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This paper aims to investigate the potential of the electronic RPG Undertale and its application as a gamification tool in education. The research starts how the electronic game Undertale can be used in gamification, enhancing the educational process. To achieve this objective, the following specific objectives were proposed: to present the concept of gamification and the educational uses of digital games through a literature review; to examine the constitutive characteristics of the game Undertale and its educational potential; and to propose a didactic sequence aimed at the fifth grade of elementary school to incorporate gamification elements, using Undertale as a reference. The methodology used consists of bibliographic research that addresses the themes of gamification, digital games, and the specific characteristics of the game Undertale. The results obtained and the didactic sequence elaborated indicated that the game Undertale has potential as an educational resource, allowing the integration of gamification elements in the teaching-learning process, promoting greater engagement and interest from students.pt_BR
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