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https://bdm.unb.br/handle/10483/40415
Título: | Modelagem e análise térmica do sistema de freio de um protótipo formula SAE |
Autor(es): | Osório, André Luís Alves |
Orientador(es): | Silveira, Edgar Amaral |
Assunto: | Veículos Freios automotivos |
Data de apresentação: | 11-Nov-2021 |
Data de publicação: | 7-Nov-2024 |
Referência: | OSÓRIO, André Luís Alves. Modelagem e análise térmica do sistema de freio de um protótipo formula SAE. 2021. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Em 2019 o visível super-aquecimento do disco de freio durante testes do veículo protó-
tipo AF18 e a posterior quebra do cubo de roda e disco de freios levantaram a preocupação
quanto às possíveis temperaturas desenvolvidas durante frenagem e se essas poderiam ter
ocasionado as falhas. Esse problema gerou a necessidade para desenvolver uma análise bem
estruturada dos fenômenos térmicos envolvidos e resultou no presente trabalho.
A frenagem é um processo que converte a energia cinética de um veículo em energia
mecânica que precisa ser dissipada em forma de calor. O objetivo deste estudo é criar análise
térmica da forma mais acurada possível, para que seja possível visualizar a distribuição de
temperaturas desenvolvidas pelo veículo analisado em seu conjunto de freios e responder
perguntas referentes ao estresse térmico impostos ao disco de freio e componentes vizinhos.
Os resultados foram satisfatórios se comparados à literatura utilizada de base e demonstram
bom potencial para aplicação em futuras análises e projetos dos componentes de freios e
suspensão da equipe Apuama Racing. |
Abstract: | In 2019, the visible overheating of the brake disc during the AF18 Formula SAE pro-
totype (created by the Universidade de Brasilia students) track tests, and the subsequent
breakdown of the wheel hub and brake disc raised a concern about the temperatures reached
during braking and its probable role on the breakdowns. This increased the need to develop a
well-structured analysis of the thermal phenomena involved and resulted in the present work.
Braking is a process that converts a vehicle’s kinetic energy into mostly thermal energy
that needs to be dissipated in the form of heat in order to keep working at high performance.
The objective of this study is to create thermal analysis in the most accurate way possible,
so that it is possible to visualize the temperatures developed by the brakes and answer ques-
tions related to thermal stress put on brake and suspension components. The results were
satisfactory when compared to literature and demonstrate good potential for making a reli-
able simulations for future brake and suspensiondesigns created by the UNB Formula SAE
Team, Apuama Racing. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2021. |
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Aparece na Coleção: | Engenharia Mecânica
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