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dc.contributor.advisorSilveira, Edgar Amaral-
dc.contributor.authorOsório, André Luís Alves-
dc.identifier.citationOSÓRIO, André Luís Alves. Modelagem e análise térmica do sistema de freio de um protótipo formula SAE. 2021. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEm 2019 o visível super-aquecimento do disco de freio durante testes do veículo protó- tipo AF18 e a posterior quebra do cubo de roda e disco de freios levantaram a preocupação quanto às possíveis temperaturas desenvolvidas durante frenagem e se essas poderiam ter ocasionado as falhas. Esse problema gerou a necessidade para desenvolver uma análise bem estruturada dos fenômenos térmicos envolvidos e resultou no presente trabalho. A frenagem é um processo que converte a energia cinética de um veículo em energia mecânica que precisa ser dissipada em forma de calor. O objetivo deste estudo é criar análise térmica da forma mais acurada possível, para que seja possível visualizar a distribuição de temperaturas desenvolvidas pelo veículo analisado em seu conjunto de freios e responder perguntas referentes ao estresse térmico impostos ao disco de freio e componentes vizinhos. Os resultados foram satisfatórios se comparados à literatura utilizada de base e demonstram bom potencial para aplicação em futuras análises e projetos dos componentes de freios e suspensão da equipe Apuama Racing.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordVeículospt_BR
dc.subject.keywordFreios automotivospt_BR
dc.titleModelagem e análise térmica do sistema de freio de um protótipo formula SAEpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-11-07T12:00:57Z-
dc.date.available2024-11-07T12:00:57Z-
dc.date.submitted2021-11-11-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40415-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1In 2019, the visible overheating of the brake disc during the AF18 Formula SAE pro- totype (created by the Universidade de Brasilia students) track tests, and the subsequent breakdown of the wheel hub and brake disc raised a concern about the temperatures reached during braking and its probable role on the breakdowns. This increased the need to develop a well-structured analysis of the thermal phenomena involved and resulted in the present work. Braking is a process that converts a vehicle’s kinetic energy into mostly thermal energy that needs to be dissipated in the form of heat in order to keep working at high performance. The objective of this study is to create thermal analysis in the most accurate way possible, so that it is possible to visualize the temperatures developed by the brakes and answer ques- tions related to thermal stress put on brake and suspension components. The results were satisfactory when compared to literature and demonstrate good potential for making a reli- able simulations for future brake and suspensiondesigns created by the UNB Formula SAE Team, Apuama Racing.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia Mecânica



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