Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Bisol, Benedetta | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Analice Feliciana | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Analice Feliciana. O despertar das artes e a sua contribuição para o desenvolvimento da criatividade: práticas da Escolinha de Criatividade da Biblioteca da 104/304 Sul. 2024. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo refletir sobre as experiências em ensino de arte do
projeto Escolinha de Criatividade da Biblioteca da 104/304 Sul, enquanto
estimuladoras da criatividade dos estudantes, e sobre a sua importância na proposta
educacional atual em Brasília (DF). A pesquisa descritiva segue uma abordagem
qualitativa, utilizando análise documental e revisão bibliográfica. Ela se deu a partir
de pressupostos teóricos dos educadores representantes dos movimentos Escola
Nova e Escolinhas de Arte do Brasil, relacionando-os a aspectos atuais,
apresentados na Proposta Pedagógica da Biblioteca, e desenvolvidos nas atividades
do projeto Escolinha de Criatividade. Concluiu-se que despertar a arte e as suas
manifestações por meio das atividades pedagógicas é estimular um ambiente de
aprendizagem criativa e motivadora. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte-educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bibliotecas e escolas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Criatividade (Educação) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte - aspectos sociais | pt_BR |
dc.title | O despertar das artes e a sua contribuição para o desenvolvimento da criatividade : práticas da Escolinha de Criatividade da Biblioteca da 104/304 Sul | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-05T17:40:11Z | - |
dc.date.available | 2024-11-05T17:40:11Z | - |
dc.date.submitted | 2024-01-30 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40395 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work aims to reflect on the art teaching experiences of the project Escolinha de
Criatividade of the Library Biblioteca da 104/304 Sul (Brasília) as stimulators of
student creativity and its importance in contemporary times. The descriptive
research, with a qualitative approach through documentary analysis and bibliographic
review, was based on the assumptions of educators representing the movements of
Escola Nova and Escolinhas de Arte do Brasil, relating them to current aspects
presented in the Pedagogical Proposal of the Library and developed in the activities
of the Escolinha de Criatividade. It was concluded that awakening art and its
manifestations through pedagogical activities is to stimulate a creative and motivating
learning environment. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|