Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40394
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_AnaKarolineSousaQueiroz_tcc.pdf7,56 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O texto literário e os multiletramentos como ferramenta de compreensão dos sentimentos : uma análise do livro didático Faça do 1° ano do ensino fundamental
Autor(es): Queiroz, Ana Karoline Sousa
Orientador(es): Felipe, Paulo Henrique de
Assunto: Textos literários
Livros didáticos
Multiletramentos
Leitor - interpretação
Compreensão na leitura
Data de apresentação: 9-Fev-2024
Data de publicação: 5-Nov-2024
Referência: QUEIROZ, Ana Karoline Sousa. O texto literário e os multiletramentos como ferramenta de compreensão dos sentimentos: uma análise do livro didático Faça do 1° ano do ensino fundamental. 2024. 27 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Esse artigo traz uma reflexão acerca de como o texto literário e os multiletramentos contribuem para a compreensão dos sentimentos uma vez que o letramento literário amplia a visão de mundo do leitor e sua percepção sobre si mesmo. Nesse contexto, faremos uma análise descritiva de natureza qualitativa de algumas atividades que envolvem a prática de literatura, extraídas do livro didático “Faça” (DEMASI; HÜLLER,2019) de língua portuguesa do primeiro ano do ensino fundamental. Os exercícios observados trabalham as chamadas práticas de linguagem, tais como leitura, oralidade e produção textual, e abrangem alguns gêneros textuais, como: poema, quadrilha e parlenda. Diante da análise do livro didático, percebemos que a integração do texto literário com os multiletramentos representa uma ferramenta incrivelmente eficaz no ensino da língua portuguesa. Essa abordagem não apenas atende aos conteúdos curriculares de maneira envolvente, mas também torna o aprendizado uma experiência lúdica, envolvendo os alunos em todas as etapas do processo educacional.
Abstract: This article reflects on how the literary text and multilearning contribute to understanding feelings, since literary literacy broadens the reader's worldview and their perception of themselves. In this context, we will carry out a descriptive analysis of a qualitative nature of some activities that involve the practice of literature, taken from the textbook "Do" (DEMASI; HÜLLER,2019) for Portuguese language in the first year of elementary school. The exercises observed work on so-called language practices, such as reading, speaking and textual production, and cover some textual genres, such as: poem, quadrille, and nursery rhyme. After analyzing the textbook, we realized that integrating literary texts with multilearning is an incredibly effective tool for teaching Portuguese. This approach not only addresses curricular content in an engaging way, but also makes learning a playful experience, involving students at all stages of the educational process.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.