Título: | O texto literário e os multiletramentos como ferramenta de compreensão dos sentimentos : uma análise do livro didático Faça do 1° ano do ensino fundamental |
Autor(es): | Queiroz, Ana Karoline Sousa |
Orientador(es): | Felipe, Paulo Henrique de |
Assunto: | Textos literários Livros didáticos Multiletramentos Leitor - interpretação Compreensão na leitura |
Data de apresentação: | 9-Fev-2024 |
Data de publicação: | 5-Nov-2024 |
Referência: | QUEIROZ, Ana Karoline Sousa. O texto literário e os multiletramentos como ferramenta de compreensão dos sentimentos: uma análise do livro didático Faça do 1° ano do ensino fundamental. 2024. 27 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Esse artigo traz uma reflexão acerca de como o texto literário e os multiletramentos
contribuem para a compreensão dos sentimentos uma vez que o letramento literário amplia a
visão de mundo do leitor e sua percepção sobre si mesmo. Nesse contexto, faremos uma
análise descritiva de natureza qualitativa de algumas atividades que envolvem a prática de
literatura, extraídas do livro didático “Faça” (DEMASI; HÜLLER,2019) de língua portuguesa
do primeiro ano do ensino fundamental. Os exercícios observados trabalham as chamadas
práticas de linguagem, tais como leitura, oralidade e produção textual, e abrangem alguns
gêneros textuais, como: poema, quadrilha e parlenda. Diante da análise do livro didático,
percebemos que a integração do texto literário com os multiletramentos representa uma
ferramenta incrivelmente eficaz no ensino da língua portuguesa. Essa abordagem não apenas
atende aos conteúdos curriculares de maneira envolvente, mas também torna o aprendizado
uma experiência lúdica, envolvendo os alunos em todas as etapas do processo educacional. |
Abstract: | This article reflects on how the literary text and multilearning contribute to
understanding feelings, since literary literacy broadens the reader's worldview and their
perception of themselves. In this context, we will carry out a descriptive analysis of a
qualitative nature of some activities that involve the practice of literature, taken from the
textbook "Do" (DEMASI; HÜLLER,2019) for Portuguese language in the first year of
elementary school. The exercises observed work on so-called language practices, such as
reading, speaking and textual production, and cover some textual genres, such as: poem,
quadrille, and nursery rhyme. After analyzing the textbook, we realized that integrating
literary texts with multilearning is an incredibly effective tool for teaching Portuguese. This
approach not only addresses curricular content in an engaging way, but also makes learning a
playful experience, involving students at all stages of the educational process. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.