Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40391
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_AnaGabrielaMilitaoDeSouza_tcc.pdf639,53 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Contribuições e limitações do estágio supervisionado não obrigatório na construção da identidade e dos saberes docentes dos pedagogos formados pela Universidade de Brasília
Autor(es): Souza, Ana Gabriela Militão de
Orientador(es): Mourão, Ireuda da Costa
Assunto: Estágios supervisionados
Universidade de Brasília (UnB) - Pedagogia
Pedagogos - formação
Pedagogos - prática profissional
Data de apresentação: 18-Set-2024
Data de publicação: 5-Nov-2024
Referência: SOUZA, Ana Gabriela Militão de. Contribuições e limitações do estágio supervisionado não obrigatório na construção da identidade e dos saberes docentes dos pedagogos formados pela Universidade de Brasília. 2024. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo conhecer as atividades descritas nos planos de atividades do Estágio Supervisionado Não Obrigatório do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília, a fim de identificar como estas contribuem para a construção dos saberes e da identidade do professor de anos iniciais do Ensino Fundamental. Esta investigação tem uma abordagem qualitativa e caracteriza-se como documental e exploratória. Utilizou-se cinco planos de atividades de Estágio Supervisionado Não Obrigatório, referentes aos anos de 2022 e 2023, de estudantes do curso de Pedagogia como fonte documental para gerar os dados. Os conceitos abordados na pesquisa foram: Saberes e Identidade Docente, Estágio Não Obrigatório e Formação de Professores, sendo os principais autores utilizados: Pimenta (1995, 1996, 2005, 2006), Lima (2006, 2012), Nóvoa (1987,1999, 2000), Tardif (1991, 2005), Saviani (1996) e Libâneo (2013). Os resultados da investigação demonstram que as atividades descritas nos planos de Estágio podem ter impacto significativo no desenvolvimento profissional do estagiário. Isto demonstrou que todas as atividades planejadas vão contribuir para um tipo de professor, seja ele crítico reflexivo e pesquisador ou mero reprodutor de conhecimentos, um prático, um executor de tarefa. A partir disso, após a categorização das atividades, entre os saberes abordados, o saber crítico-curricular foi o mais presente nas atividades dos planos analisados. Por outro lado, não foi possível identificar atividades que promovam efetivamente a formação da identidade de um professor pesquisador.
Abstract: The aim of this study is to examine the activities described in the activity plans of the NonMandatory Supervised Internship of the Pedagogy course at the University of Brasília, in order to identify how they contribute to the construction of knowledge and identity of teachers in the initial years of Education. Fundamental. This research has a qualitative approach and is characterized as documentary and exploratory. Five Non-Mandatory Supervised Internship activity plans, referring to the years 2022 and 2023, of Pedagogy students were used as a documentary source to generate the data. The concepts covered in the research were: Knowledge and Teaching Identity, Non-Mandatory Internship and Teacher Training, with the main authors used: Pimenta (1995, 1996, 2005, 2006), Lima (2006, 2012), Nóvoa (1987,1999, 2000), Tardif (1991, 2005), Saviani (1996) and Libâneo (2013). The research results demonstrate that the activities described in the Internship plans can significantly impact the intern's professional development. This demonstrated that all planned activities will contribute to a type of teacher, be it a reflective critic and researcher or a mere reproducer of knowledge, a practitioner, a task executor. From this, after categorizing the activities, among the knowledge covered, critical-curricular knowledge was the most present in the activities of the analyzed plans. On the other hand, it was not possible to identify activities that effectively promote the formation of the identity of a research teacher.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.