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Título: Mudanças climáticas e educação : a experiência “entre parentas” de formação de mulheres indígenas como pesquisadoras do clima
Autor(es): Correia, Alicia Silva Uchôa
Orientador(es): Oliveira, Alessandro Roberto de
Assunto: Educação ambiental
Mudanças climáticas
Mulheres indígenas
Data de apresentação: 17-Set-2024
Data de publicação: 5-Nov-2024
Referência: CORREIA, Alicia Silva Uchôa. Mudanças climáticas e educação: a experiência “entre parentas” de formação de mulheres indígenas como pesquisadoras do clima. 2024. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Este trabalho aborda a relação entre mudanças climáticas e educação no contexto de uma experiência formativa com mulheres indígenas na Amazônia brasileira. A pesquisa foi realizada entre 2023 e 2024 e envolveu levantamento bibliográfico e documental em bases de dados acadêmicas, da sociedade civil e das organizações indígenas que atuam na agenda das mudanças climáticas, combinado com a realização de estudo de caso sobre uma iniciativa em curso destinada à formação de mulheres indígenas como pesquisadoras do clima. Acompanhamos esse processo sob a perspectiva de uma educação ambiental crítica e emancipatória, observando as possibilidades e limites do diálogo intercultural e intercientífico, com atenção às relações que geram esses processos formativos e os ambientes de aprendizagem dentro da agenda climática.
Abstract: This study addresses the relationship between climate change and education within the context of a formative experience with Indigenous women in the Brazilian Amazon. The research was conducted between 2023 and 2024 and involved a literature and document review from academic databases, civil society organizations, and Indigenous organizations working on climate change issues. This was combined with a case study of an ongoing initiative aimed at training Indigenous women as climate researchers. We observed this process from the perspective of critical and emancipatory environmental education, examining the possibilities and limitations of intercultural and interscientific dialogue, with a focus on the relationships that shape these formative processes and the learning environments within the climate agenda.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.
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