Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40388
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_AliciaSilvaUchoaCorreia_tcc.pdf844,28 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorOliveira, Alessandro Roberto de-
dc.contributor.authorCorreia, Alicia Silva Uchôa-
dc.identifier.citationCORREIA, Alicia Silva Uchôa. Mudanças climáticas e educação: a experiência “entre parentas” de formação de mulheres indígenas como pesquisadoras do clima. 2024. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho aborda a relação entre mudanças climáticas e educação no contexto de uma experiência formativa com mulheres indígenas na Amazônia brasileira. A pesquisa foi realizada entre 2023 e 2024 e envolveu levantamento bibliográfico e documental em bases de dados acadêmicas, da sociedade civil e das organizações indígenas que atuam na agenda das mudanças climáticas, combinado com a realização de estudo de caso sobre uma iniciativa em curso destinada à formação de mulheres indígenas como pesquisadoras do clima. Acompanhamos esse processo sob a perspectiva de uma educação ambiental crítica e emancipatória, observando as possibilidades e limites do diálogo intercultural e intercientífico, com atenção às relações que geram esses processos formativos e os ambientes de aprendizagem dentro da agenda climática.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação ambientalpt_BR
dc.subject.keywordMudanças climáticaspt_BR
dc.subject.keywordMulheres indígenaspt_BR
dc.titleMudanças climáticas e educação : a experiência “entre parentas” de formação de mulheres indígenas como pesquisadoras do climapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-05T14:50:29Z-
dc.date.available2024-11-05T14:50:29Z-
dc.date.submitted2024-09-17-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40388-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This study addresses the relationship between climate change and education within the context of a formative experience with Indigenous women in the Brazilian Amazon. The research was conducted between 2023 and 2024 and involved a literature and document review from academic databases, civil society organizations, and Indigenous organizations working on climate change issues. This was combined with a case study of an ongoing initiative aimed at training Indigenous women as climate researchers. We observed this process from the perspective of critical and emancipatory environmental education, examining the possibilities and limitations of intercultural and interscientific dialogue, with a focus on the relationships that shape these formative processes and the learning environments within the climate agenda.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.