Título: | Mudanças climáticas e educação : a experiência “entre parentas” de formação de mulheres indígenas como pesquisadoras do clima |
Autor(es): | Correia, Alicia Silva Uchôa |
Orientador(es): | Oliveira, Alessandro Roberto de |
Assunto: | Educação ambiental Mudanças climáticas Mulheres indígenas |
Data de apresentação: | 17-Set-2024 |
Data de publicação: | 5-Nov-2024 |
Referência: | CORREIA, Alicia Silva Uchôa. Mudanças climáticas e educação: a experiência “entre parentas” de formação de mulheres indígenas como pesquisadoras do clima. 2024. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Este trabalho aborda a relação entre mudanças climáticas e educação no contexto de uma
experiência formativa com mulheres indígenas na Amazônia brasileira. A pesquisa foi realizada
entre 2023 e 2024 e envolveu levantamento bibliográfico e documental em bases de dados
acadêmicas, da sociedade civil e das organizações indígenas que atuam na agenda das mudanças
climáticas, combinado com a realização de estudo de caso sobre uma iniciativa em curso
destinada à formação de mulheres indígenas como pesquisadoras do clima. Acompanhamos
esse processo sob a perspectiva de uma educação ambiental crítica e emancipatória, observando
as possibilidades e limites do diálogo intercultural e intercientífico, com atenção às relações
que geram esses processos formativos e os ambientes de aprendizagem dentro da agenda
climática. |
Abstract: | This study addresses the relationship between climate change and education within the context
of a formative experience with Indigenous women in the Brazilian Amazon. The research was
conducted between 2023 and 2024 and involved a literature and document review from
academic databases, civil society organizations, and Indigenous organizations working on
climate change issues. This was combined with a case study of an ongoing initiative aimed at
training Indigenous women as climate researchers. We observed this process from the
perspective of critical and emancipatory environmental education, examining the possibilities
and limitations of intercultural and interscientific dialogue, with a focus on the relationships
that shape these formative processes and the learning environments within the climate agenda. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.