Título: | Epistemologia da prática ou da práxis? uma análise dos projetos pedagógicos de Cursos de Licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará |
Autor(es): | Castro, Raquel Passos Fernandes de |
Orientador(es): | Cruz, Shirleide Pereira da Silva |
Assunto: | Professores - formação Epistemologia Pedagogos - prática profissional Pedagogos - formação |
Data de apresentação: | 19-Dez-2023 |
Data de publicação: | 5-Nov-2024 |
Referência: | CASTRO, Raquel Passos Fernandes de. Epistemologia da prática ou da práxis? uma análise dos projetos pedagógicos de Cursos de Licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. 2023. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Partindo da pesquisa maior realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e
Atuação de Professores/Pedagogos (GEPFAPe) da Faculdade de Educação da Universidade de
Brasília, intitulada “Perspectivas epistemológicas da formação de professores: um estudo das
concepções formativas”, esse artigo é um recorte do trabalho realizado pelo grupo de pesquisa
onde foi feita a coleta e análise de dados dos Projetos Pedagógicos de Cursos Superiores de
Licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). O
presente trabalho tem o objetivo de analisar qual ou quais as perspectivas epistemológicas de
formação de professores orientam os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC’s) de Licenciatura
em Pedagogia, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura
em Letras Português e Licenciatura em Educação Física do IFCE, com a finalidade de
compreender se as propostas pedagógicas dos referidos cursos englobam os pressupostos
epistemológicos que norteiam a formação inicial de professores. Trata-se de uma pesquisa com
enfoque qualitativo, em que a metodologia empregada foi a de análise documental. Neste
sentido, propõe-se discutir o que se entende por Epistemologia, Epistemologia da Prática e
Epistemologia da Práxis, a fim de analisar os possíveis diálogos contidos nos PPC’s de
Licenciatura do IFCE com enfoque na epistemologia da práxis na formação de professores. |
Abstract: | Based on the larger research carried out by the Group of Studies and Research on the Training
and Performance of Teachers/Pedagogues (GEPFAPe) of the Faculty of Education of the
University of Brasília, entitled “Epistemological perspectives on teacher training: a study of
formative conceptions”, this article is an excerpt from the work carried out by the research
group where data was collected and analyzed from the Pedagogical Projects of Higher
Education Courses at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará
(IFCE). The present work aims to analyze which epistemological perspectives of teacher
training guide the Pedagogical Course Projects (PPC's) of Degree in Pedagogy, Degree in
Mathematics, Degree in Biological Sciences, Degree in Portuguese Languages and Degree in Physical Education of IFCE, with the aim of understanding whether the pedagogical proposals
of the aforementioned courses encompass the epistemological assumptions that guide initial
teacher training. This is research with a qualitative focus, in which the methodology used was
document analysis. In this sense, it is proposed to discuss what is meant by Epistemology,
Epistemology of Practice and Epistemology of Praxis, in order to analyze the possible dialogues
contained in the IFCE Degree PPCs with the epistemology of praxis in teacher training. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.