Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40382
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_RaquelPassosFernandesDeCastro_tcc.pdf822,58 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCruz, Shirleide Pereira da Silva-
dc.contributor.authorCastro, Raquel Passos Fernandes de-
dc.identifier.citationCASTRO, Raquel Passos Fernandes de. Epistemologia da prática ou da práxis? uma análise dos projetos pedagógicos de Cursos de Licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. 2023. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractPartindo da pesquisa maior realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos (GEPFAPe) da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, intitulada “Perspectivas epistemológicas da formação de professores: um estudo das concepções formativas”, esse artigo é um recorte do trabalho realizado pelo grupo de pesquisa onde foi feita a coleta e análise de dados dos Projetos Pedagógicos de Cursos Superiores de Licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). O presente trabalho tem o objetivo de analisar qual ou quais as perspectivas epistemológicas de formação de professores orientam os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC’s) de Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Letras Português e Licenciatura em Educação Física do IFCE, com a finalidade de compreender se as propostas pedagógicas dos referidos cursos englobam os pressupostos epistemológicos que norteiam a formação inicial de professores. Trata-se de uma pesquisa com enfoque qualitativo, em que a metodologia empregada foi a de análise documental. Neste sentido, propõe-se discutir o que se entende por Epistemologia, Epistemologia da Prática e Epistemologia da Práxis, a fim de analisar os possíveis diálogos contidos nos PPC’s de Licenciatura do IFCE com enfoque na epistemologia da práxis na formação de professores.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordEpistemologiapt_BR
dc.subject.keywordPedagogos - prática profissionalpt_BR
dc.subject.keywordPedagogos - formaçãopt_BR
dc.titleEpistemologia da prática ou da práxis? uma análise dos projetos pedagógicos de Cursos de Licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Cearápt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-05T14:17:15Z-
dc.date.available2024-11-05T14:17:15Z-
dc.date.submitted2023-12-19-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40382-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Based on the larger research carried out by the Group of Studies and Research on the Training and Performance of Teachers/Pedagogues (GEPFAPe) of the Faculty of Education of the University of Brasília, entitled “Epistemological perspectives on teacher training: a study of formative conceptions”, this article is an excerpt from the work carried out by the research group where data was collected and analyzed from the Pedagogical Projects of Higher Education Courses at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará (IFCE). The present work aims to analyze which epistemological perspectives of teacher training guide the Pedagogical Course Projects (PPC's) of Degree in Pedagogy, Degree in Mathematics, Degree in Biological Sciences, Degree in Portuguese Languages and Degree in Physical Education of IFCE, with the aim of understanding whether the pedagogical proposals of the aforementioned courses encompass the epistemological assumptions that guide initial teacher training. This is research with a qualitative focus, in which the methodology used was document analysis. In this sense, it is proposed to discuss what is meant by Epistemology, Epistemology of Practice and Epistemology of Praxis, in order to analyze the possible dialogues contained in the IFCE Degree PPCs with the epistemology of praxis in teacher training.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.