Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40363
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LiviaRaposoSantosMorales_tcc.pdf794,69 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPato, Cláudia Marcia Lyra-
dc.contributor.authorMorales, Lívia Raposo dos Santos Nagem-
dc.identifier.citationMORALES, Lívia Raposo dos Santos Nagem. Crianças e natureza: um estudo sobre a percepção de crianças da educação infantil. 2023. 28 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo aborda a conexão de crianças com a natureza, buscando identificar a percepção ambiental e as experiências que elas têm em espaços naturais. A noção psicológica de natureza e o tipo de educação desenvolvida são consideradas no processo de formação no contexto escolar. Considera-se que a infância é o melhor período para o desenvolvimento de conexão com a natureza. No entanto, poucos estudos foram realizados com crianças pequenas e menos ainda em escolas particulares, sobretudo no Brasil. Sendo assim, o presente estudo foi realizado com crianças da educação infantil, de idade entre 4/5 anos, em uma escola particular do Distrito Federal, com uma turma de 20 estudantes. A abordagem qualitativa foi desenvolvida com o uso de observação participante e entrevistas abertas com apoio de imagens. Os resultados revelaram uma predileção das crianças por ambientes construídos e distantes da natureza, bem como uma dificuldade de definição de natureza, possivelmente devido à pouca idade e experiência dessas crianças com a natureza. É possível que algumas perguntas não tenham sido completamente compreendidas pelos participantes, o que pode ter influenciado no resultado. Por fim, sugere-se intervenções pedagógicas mediadas pela escola e incorporadas nas práticas pedagógicas, a fim de não só atender os objetivos educacionais, em consonância com as orientações para a educação infantil e a educação ambiental definidas nas Diretrizes Curriculares da Educação Básica, bem como promover a conexão com a natureza desde o início do processo de desenvolvimento. Espera-se, assim, fortalecer o compromisso pedagógico de aproximar as crianças da natureza, contribuindo para a formação de uma responsabilidade socioambiental, e consequentemente, para a formação de uma identidade ambiental, facilitando a construção da cidadania planetária.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.subject.keywordIntervenção pedagógicapt_BR
dc.subject.keywordPercepção ambientalpt_BR
dc.titleCrianças e natureza : um estudo sobre a percepção de crianças da educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-01T16:00:49Z-
dc.date.available2024-11-01T16:00:49Z-
dc.date.submitted2023-12-07-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40363-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This article addresses children's connection with nature, seeking to identify their environmental perception and experiences they have in natural spaces. The psychological notion of nature, and the type of education developed are considered in the training process in the school context. It is understood that childhood is the best period for developing a connection with nature. However, few studies have been carried out with young children and even fewer in private schools, especially in Brazil. Therefore, the present study was carried out with early childhood education children, aged between 4 and 5 years old, in a private school in the Distrito Federal, with a class of 20 students. The qualitative approach was developed using participant observation and open-ended interviews supported by images. The results revealed children's predilection for built environments far from nature, as well as a difficulty in defining nature, possibly due to the these children's young age and experience with nature. It is possible that some questions were not fully understood by the participants, which may have influenced the result. Finally, pedagogical interventions mediated by the school and incorporated into teaching practices are suggested, in order not only to meet educational objectives, in line with the guidelines for early childhood education and environmental education defined in the Basic Education Curricular Guidelines, as well as promote connection with nature from the beginning of the development process. It is expected, therefore, to strengthen the pedagogical commitment to bring children closer to nature, contributing to the formation of socio-environmental responsibility, and consequently, to the formation of an environmental identity, facilitating the construction of planetary citizenship.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.