Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pato, Cláudia Marcia Lyra | - |
dc.contributor.author | Morales, Lívia Raposo dos Santos Nagem | - |
dc.identifier.citation | MORALES, Lívia Raposo dos Santos Nagem. Crianças e natureza: um estudo sobre a percepção de crianças da educação infantil. 2023. 28 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo aborda a conexão de crianças com a natureza, buscando identificar a
percepção ambiental e as experiências que elas têm em espaços naturais. A noção psicológica
de natureza e o tipo de educação desenvolvida são consideradas no processo de formação no
contexto escolar. Considera-se que a infância é o melhor período para o desenvolvimento de
conexão com a natureza. No entanto, poucos estudos foram realizados com crianças pequenas
e menos ainda em escolas particulares, sobretudo no Brasil. Sendo assim, o presente estudo foi
realizado com crianças da educação infantil, de idade entre 4/5 anos, em uma escola particular
do Distrito Federal, com uma turma de 20 estudantes. A abordagem qualitativa foi desenvolvida
com o uso de observação participante e entrevistas abertas com apoio de imagens. Os resultados
revelaram uma predileção das crianças por ambientes construídos e distantes da natureza, bem
como uma dificuldade de definição de natureza, possivelmente devido à pouca idade e
experiência dessas crianças com a natureza. É possível que algumas perguntas não tenham sido
completamente compreendidas pelos participantes, o que pode ter influenciado no resultado.
Por fim, sugere-se intervenções pedagógicas mediadas pela escola e incorporadas nas práticas
pedagógicas, a fim de não só atender os objetivos educacionais, em consonância com as
orientações para a educação infantil e a educação ambiental definidas nas Diretrizes
Curriculares da Educação Básica, bem como promover a conexão com a natureza desde o início
do processo de desenvolvimento. Espera-se, assim, fortalecer o compromisso pedagógico de
aproximar as crianças da natureza, contribuindo para a formação de uma responsabilidade
socioambiental, e consequentemente, para a formação de uma identidade ambiental, facilitando
a construção da cidadania planetária. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Intervenção pedagógica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Percepção ambiental | pt_BR |
dc.title | Crianças e natureza : um estudo sobre a percepção de crianças da educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-01T16:00:49Z | - |
dc.date.available | 2024-11-01T16:00:49Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-07 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40363 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This article addresses children's connection with nature, seeking to identify their environmental
perception and experiences they have in natural spaces. The psychological notion of nature, and
the type of education developed are considered in the training process in the school context. It
is understood that childhood is the best period for developing a connection with nature.
However, few studies have been carried out with young children and even fewer in private
schools, especially in Brazil. Therefore, the present study was carried out with early childhood
education children, aged between 4 and 5 years old, in a private school in the Distrito Federal,
with a class of 20 students. The qualitative approach was developed using participant
observation and open-ended interviews supported by images. The results revealed children's
predilection for built environments far from nature, as well as a difficulty in defining nature,
possibly due to the these children's young age and experience with nature. It is possible that
some questions were not fully understood by the participants, which may have influenced the
result. Finally, pedagogical interventions mediated by the school and incorporated into teaching
practices are suggested, in order not only to meet educational objectives, in line with the
guidelines for early childhood education and environmental education defined in the Basic
Education Curricular Guidelines, as well as promote connection with nature from the beginning
of the development process. It is expected, therefore, to strengthen the pedagogical commitment
to bring children closer to nature, contributing to the formation of socio-environmental
responsibility, and consequently, to the formation of an environmental identity, facilitating the
construction of planetary citizenship. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|