Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40356
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_GiseleCristinaSousaSantana_tcc.pdf454,8 kBAdobe PDFver/abrir
Título: “Que pedagoga eu quero ser?” reflexões a partir dos estágios supervisionados
Autor(es): Santana, Gisele Cristina de Sousa
Orientador(es): Munhoz, Silmara Carina Dornelas
Assunto: Pedagogos - formação
Ensino fundamental
Pedagogos - prática profissional
Estágios supervisionados
Data de apresentação: 19-Dez-2023
Data de publicação: 1-Nov-2024
Referência: SANTANA, Gisele Cristina de Sousa. “Que pedagoga eu quero ser?” reflexões a partir dos estágios supervisionados. 2023. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho é um relato de experiência, em que apresento situações vivenciadas nos ambientes escolares em que estagiei. Durante minha trajetória no curso de Pegagoia, pude realizar ao todo cerca de sete estágios, sendo eles estágios obrigatórios e não-obrigatórios, feitos em escolas públicas e particulares. O presente trabalho, através da abordagem qualitativa por meio da observação, tem como objetivo de descrever a importância do estágio supervisionado para a formação do futuro pedagogo e analisar, com base nos meus relatos, a experiência que adquiri na realização do estágio supervisionado, em busca de uma resposta para a questão: “que pedagoga quero ser?”. Nos estágios pude observar professores atuantes no Ensino Fundamental I (anos iniciais), de uma escola pública e de uma escola particular e como acontecia o exercício da docência. Quero ser uma professora que marque positivamente a vida dos meus futuros alunos, quero que quando se lembrem de mim, lembrem-se com carinho e gratidão por ter de alguma forma contribuído para sua formação. Quero ser uma pedagoga eficiente e que crie um ambiente de ensino/aprendizagem adequado a necessidade de cada aluno. Quero ser o tipo de professora que sempre deixa prevalecer em sala organização e respeito, mas também a afetividade e confiança.
Abstract: This work is a report of experience, in which I present situations experienced in the school environments that I have studied. During my journey through the Pedagogic course, I was able to complete a total of about seven stages, which were mandatory and non-compulsory, done in public and private schools. The present paper aims to describe the importance of the supervised internship for the formation of the future pedagogue and to analyze, based on my reports, the experience I have acquired in the achievement of the supervised internship, in search of an answer to the question: "what pedagogue do I want to be?" In the stages I was able to observe teachers working in Elementary I (initial years), a public school and a private school and how the exercise of teaching took place. I want to be a teacher who positively marks the lives of my future students, I want when they remember me, to remember with affection and gratitude for having somehow contributed to their formation. I want to be an efficient pedagogue that creates a teaching/learning environment appropriate to the need of each student. I want to be the kind of teacher who always lets prevail in the organizing room and respect, but also affectivity and trust.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.