Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Munhoz, Silmara Carina Dornelas | - |
dc.contributor.author | Santana, Gisele Cristina de Sousa | - |
dc.identifier.citation | SANTANA, Gisele Cristina de Sousa. “Que pedagoga eu quero ser?” reflexões a partir dos estágios supervisionados. 2023. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho é um relato de experiência, em que apresento situações vivenciadas nos
ambientes escolares em que estagiei. Durante minha trajetória no curso de Pegagoia, pude
realizar ao todo cerca de sete estágios, sendo eles estágios obrigatórios e não-obrigatórios, feitos
em escolas públicas e particulares. O presente trabalho, através da abordagem qualitativa por
meio da observação, tem como objetivo de descrever a importância do estágio supervisionado
para a formação do futuro pedagogo e analisar, com base nos meus relatos, a experiência que
adquiri na realização do estágio supervisionado, em busca de uma resposta para a questão: “que
pedagoga quero ser?”. Nos estágios pude observar professores atuantes no Ensino Fundamental
I (anos iniciais), de uma escola pública e de uma escola particular e como acontecia o exercício
da docência. Quero ser uma professora que marque positivamente a vida dos meus futuros
alunos, quero que quando se lembrem de mim, lembrem-se com carinho e gratidão por ter de
alguma forma contribuído para sua formação. Quero ser uma pedagoga eficiente e que crie um
ambiente de ensino/aprendizagem adequado a necessidade de cada aluno. Quero ser o tipo de
professora que sempre deixa prevalecer em sala organização e respeito, mas também a
afetividade e confiança. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogos - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogos - prática profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estágios supervisionados | pt_BR |
dc.title | “Que pedagoga eu quero ser?” reflexões a partir dos estágios supervisionados | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-01T13:30:26Z | - |
dc.date.available | 2024-11-01T13:30:26Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-19 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40356 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work is a report of experience, in which I present situations experienced in the school
environments that I have studied. During my journey through the Pedagogic course, I was able
to complete a total of about seven stages, which were mandatory and non-compulsory, done in
public and private schools. The present paper aims to describe the importance of the supervised
internship for the formation of the future pedagogue and to analyze, based on my reports, the
experience I have acquired in the achievement of the supervised internship, in search of an
answer to the question: "what pedagogue do I want to be?" In the stages I was able to observe
teachers working in Elementary I (initial years), a public school and a private school and how
the exercise of teaching took place. I want to be a teacher who positively marks the lives of my
future students, I want when they remember me, to remember with affection and gratitude for
having somehow contributed to their formation. I want to be an efficient pedagogue that creates
a teaching/learning environment appropriate to the need of each student. I want to be the kind
of teacher who always lets prevail in the organizing room and respect, but also affectivity and
trust. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|