Título: | Mesmo proibido, olhai por nós! : um estudo histórico-jurídico sobre o desfile da Beija-Flor de Nilópolis de 1989 e o Cristo Redentor |
Autor(es): | Thimoti, Givago Domingues |
Orientador(es): | Pinheiro, Douglas Antônio Rocha |
Assunto: | Direitos fundamentais Samba Censura |
Data de apresentação: | 6-Set-2024 |
Data de publicação: | 1-Nov-2024 |
Referência: | THIMOTI, Givago Domingues. Mesmo proibido, olhai por nós!: um estudo histórico-jurídico sobre o desfile da Beija-Flor de Nilópolis de 1989 e o Cristo Redentor. 2024. 114 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Na história recente, o maior exemplo de censura ao samba ocorreu no Carnaval de 1989,
pouco mais de quatro meses depois da Promulgação da Constituição de 1988, com o
embargo judicial concedido pela 13ª Vara Cível do Rio de Janeiro a partir um pedido liminar
impetrado pela Arquidiocese do Rio de Janeiro. O alvo da liminar era o Cristo Mendigo, uma
alegoria da G.R.E.S Beija-Flor de Nilópolis que replicava a imagem do monumento do Cristo
Redentor com trapos similares aos de uma pessoa em situação de rua. O episódio veio na
esteira de um longo período de repressão (Ditadura Varguista e Militar) e pode ser
considerado como o primeiro caso jurídico-midiático que evidenciou um choque de direitos
fundamentais; de um lado, tem-se a liberdade de expressão artística e de pensamento,
enquanto do outro tem-se o direito de imagem e autoral da Igreja Católica em relação ao
Cristo Redentor, seja ele considerado uma imagem sacra, seja sob a ótica de um
monumento. Portanto. para demonstrar que o cerceamento do samba, enquanto uma
expressão cultural essencialmente negra, tolhida e combatida pelo Estado no século XIX e
XX, assim como a capoeira e o candomblé, a monografia revisitará a história do Carnaval,
recontando-a dos entrudos até as escolas de samba e do Samba a partir da história de uma
personagem confluente desses dois mundos; Hilária Batista de Almeida, Tia Ciata.
Posteriormente, após explanar o surgimento da Beija-Flor de Nilópolis e sua ascensão como
uma das principais escolas de samba no Rio de Janeiro, será realizado um estudo sobre o
enredo do desfile de 1989, “Ratos e Urubus, Larguem minha Fantasia!”, contextualizando
como uma crítica sócio-política característica do momento. Então, será realizado um estudo
jurídico em relação aos argumentos aludidos pela Igreja Católica para fundamentar a
proteção do Cristo Redentor, analisando a jurisprudência e a doutrina, buscando
compreender as nuances do pedido e como este caso foi paradigmático para definir a
relação entre as escolas de samba e a Arquidiocese do Rio de Janeiro no que toca Carnaval
e o uso do Cristo Redentor e outras imagens sacras. |
Abstract: | In recent history, the greatest example of censorship of samba occurred at Carnival in 1989,
just over four months after the Promulgation of the 1988 Constitution, with the judicial
embargo granted by the 13th Civil Court of Rio de Janeiro following an injunction filed by the
Archdiocese of Rio de Janeiro. The target of the injunction was the Beggar Christ, an
allegory by G.R.E.S Beija-Flor de Nilópolis that replicated the image of the Christ the
Redeemer monument with rags similar to those of a homeless person. The episode came in
the wake of a long period of repression (Varguista and Military Dictatorship) and can be
considered as the first legal-media case that highlighted a clash of fundamental rights; On
the one hand, there is freedom of artistic expression and thought, while on the other, there is
the image and copyright rights of the Catholic Church in relation to Christ the Redeemer,
whether considered a sacred image or from the perspective of a monument. Therefore. To
demonstrate that the restriction of samba, as an essentially black cultural expression,
hindered and fought by the State in the 19th and 20th centuries, as well as capoeira and
candomblé, the monograph will revisit the history of Carnival, recounting it from carnival to
schools of samba and Samba based on the story of a character confluent from these two
worlds; Hilária Batista de Almeida, Tia Ciata. Later, after explaining the emergence of
Beija-Flor de Nilópolis and its rise as one of the main samba schools in Rio de Janeiro, a
study will be carried out on the plot of the 1989 parade, “Ratos e Urubus, Larguem minha
Fantasia!”, contextualizing it as a socio-political criticism characteristic of the moment. Then,
a legal study will be carried out in relation to the arguments alluded to by the Catholic Church
to support the protection of Christ the Redeemer, analyzing jurisprudence and doctrine,
seeking to understand the nuances of the request and how this case was paradigmatic for
defining the relationship between schools of samba and the Archdiocese of Rio de Janeiro
regarding Carnival and the use of Christ the Redeemer and other sacred images |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2024. |
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