Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Shynkarenko, Olexiy | - |
dc.contributor.author | Melo, Patrick Christian de | - |
dc.identifier.citation | MELO, Patrick Christian de. Simulação de escoamento em um motor de foguete híbrido com domínio variável. 2024. 103 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho investiga a dinâmica da combustão em um motor de foguete híbrido por meio de uma simulação de dinâmica de fluidos computacional (CFD), utilizando um domínio variável para modelar a regressão do grão de combustível sólido. O objetivo principal é simular as características do escoamento dentro da câmara de combustão e tubeira do motor híbrido SARA, com foco na aplicação de uma malha dinâmica para contabilizar o consumo de combustível ao longo do tempo. A metodologia inclui o uso de ferramentas CFD para simular o comportamento transiente do processo de combustão, incluindo a distribuição de pressão e temperatura, bem como a regressão do combustível. A simulação é implementada no software Ansys Fluent, com atenção especial à qualidade da malha e à resolução transiente. Os resultados revelam a regressão progressiva do grão de combustível e seu impacto nas propriedades internas de escoamento do motor. As distribuições de temperatura e pressão ao longo do tempo fornecem informações valiosas sobre os limites operacionais do motor, permitindo a determinação da duração segura de combustão. Esses achados oferecem uma contribuição valiosa para o projeto SARA em andamento, pois orientarão futuros testes de bancada e o desenvolvimento de métricas de segurança para garantir a integridade estrutural do motor. Além disso, o estudo serve como base para futuras pesquisas em sistemas de propulsão híbrida, avançando na compreensão das aplicações de malha dinâmica em simulações de combustão. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Combustão | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dinâmica dos fluidos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Motores de foguetes | pt_BR |
dc.title | Simulação de escoamento em um motor de foguete híbrido com domínio variável | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-24T17:55:45Z | - |
dc.date.available | 2024-10-24T17:55:45Z | - |
dc.date.submitted | 2024-09-20 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40312 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work investigates the combustion dynamics within a hybrid rocket engine through a computational fluid dynamics (CFD) simulation, employing a variable domain to model the regression of the solid fuel grain. The primary objective is to simulate the flow characteristics inside the SARA hybrid rocket engine’s combustion chamber and nozzle, focusing on applying a dynamic mesh to account for fuel consumption over time. The methodology involves using CFD tools to simulate the transient behavior of the combustion process, including pressure and temperature distribution and fuel regression. The simulation is implemented in the Ansys Fluent software, with special attention to mesh quality and transient resolution. The results reveal the progressive regression of the fuel grain and its impact on the engine’s internal flow properties. Temperature and pressure distributions over time provide insights into the engine’s operational limits, enabling the determination of safe combustion duration. These findings offer a valuable contribution to the ongoing SARA project, as they will guide future bench tests and the development of safety metrics to ensure the structural integrity of the engine. Furthermore, the study is a foundation for future research in hybrid propulsion systems, advancing the understanding of dynamic mesh applications in combustion simulations. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Aeroespacial
|