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Título: Escola e racismo : as dimensões da violência racial no desempenho escolar das crianças negras
Autor(es): Martins, Maria Eduarda dos Santos
Orientador(es): Santos, Wanderson Barbosa dos
Assunto: Racismo
Relações raciais
Educação antirracista
Data de apresentação: 2-Jul-2024
Data de publicação: 23-Out-2024
Referência: MARTINS, Maria Eduarda dos Santos. Escola e racismo: as dimensões da violência racial no desempenho escolar das crianças negras. 2024. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O presente artigo estabelece uma reflexão sobre a manifestação do racismo nos contextos escolares, a partir de um levantamento bibliográfico com a contribuição de teoria racial de pensadoras e pensadores negros. A partir da obra Racismo Estrutural (2019) do autor Silvio Almeida, destacando as dimensões e complexidades da violência racial no Brasil, e seus impactos no contexto institucional da escola. E ainda, com a contribuição de Lélia Gonzalez, Cida Bento, Neusa Santos Souza que pontuam as mazelas do racismo no contexto educacional pensando no impacto dos estereótipos negativos atribuidos ao sujeito negro. Discutindo os impactos do racismo na construção da identidade negra, e suas contribuições para o desempenho escolar das crianças negras, e ainda, acerca das dificuldades de enfrentamento ao problema da discriminação racial dentro e fora da escola. Buscando expor como o silenciamento e a ausência de pensar o racismo como um problema também das instituições escolares, dificulta no enfrentamento da violência, e contribui para a exclusão dos estudantes negros no sistema educacional brasileiro, além de impactar na formação de identidade e autoestima dessas crianças. Além disso, a partir da obra Ensinando a Transgredir: A educação como prática de Liberdade (2013) usamos da contribuição de bell hooks para pensar em uma proposta antirracista e transgressora.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.
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