Título: | Comparison of Operational Modal Analysis methods for aerospace structures |
Autor(es): | García Sosa, Hugo Eduardo |
Orientador(es): | Carneiro, Sérgio Henrique da Silva |
Assunto: | Aeronaves Análise modal Indústria aeroespacial |
Data de apresentação: | 6-Ago-2024 |
Data de publicação: | 21-Out-2024 |
Referência: | GARCÍA SOSA, Hugo Eduardo. Comparison of Operational Modal Analysis methods for aerospace structures. 2024. 159 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Estruturas projetadas por profissionais devem suportar diversas cargas dependendo dos requisitos operacionais. Dentre elas, cargas dinâmicas como vibrações representam um desafio significativo devido ao seu potencial de induzir comportamentos indesejados, levando a danos, impraticabilidade operacional e até mesmo falhas estruturais. Dessa forma, saber como as estruturas irão responder às vibrações é fundamental para a integridade e segurança do projeto. A Análise Modal Operacional(OMA) surge como uma ferramenta crucial nesta busca como uma técnica potente para avaliar parâmetros modais que ditam o comportamento dinâmico estrutural, abrangendo frequências naturais, taxas de amortecimento e modos de vibração. O processo OMA envolve medir as respostas da estrutura à entrada que é assumida em forma de ruído branco, para gerar funções de correlação no domínio do tempo e, subsequentemente, derivando famílias de espectros de potência automática e de potência cruzada. O que diferencia o OMA de outros métodos, como a análise modal experimental (EMA) é a utilização de condições de contorno reais e entradas operacionais, permitindo a análise sem interromper as operações da estrutura. Este artigo se concentra na aplicação da OMA a várias estruturas, comparando métodos de extração modal estabelecidos na literatura: o Algoritmo Numérico para Identificação de Subespaço (N4SID) e os Métodos de Identificação Estocástica de Subespaços (SSI): SSI-COV e SSI-DATA. Inicialmente, o método OMA é validado em uma viga cantiléver de aço, onde os parâmetros modais são estimados por estes métodos e comparados com dados teóricos derivados uma análise teórica e de simulações modais usando o método de elementos finitos (FEM) garantindo a precisão dos resultados do OMA. Posteriormente, as estruturas de um aerodesign e um drone são submetidas a testes para estimar seus parâmetros modais utilizando os métodos OMA previamente validados. Os resultados obtidos indicam uma boa correlação entre os parâmetros modais teóricos e experimentais em todos os testes, demonstrando a eficácia da abordagem OMA. No geral, este artigo explora a aplicação de três métodos OMA em diversas estruturas pertinentes à indústria aeroespacial, com o objetivo de determinar as suas características dinâmicas. |
Abstract: | Structures engineered by professionals must endure various loads contingent upon operational requirements. Among these, dynamic loads like vibrations pose a significant challenge due to their potential to induce undesired behavior, leading to damage, operational impracticality, and even structural failure. Therefore, comprehending how structures respond to vibrations is paramount for ensuring integrity and safety. Operational Modal Analysis (OMA) emerges as a crucial tool in this pursuit. OMA serves as a potent technique for assessing modal parameters dictating structural dynamical behavior, encompassing natural frequencies, damping ratios, and mode shapes. The OMA process involves measuring structure responses to assumed white-noise input, generating correlation functions in the time-domain, and subsequently deriving auto-power and cross-power spectra families. What sets OMA apart from other methods like experimental modal analysis (EMA) is its utilization of real boundary conditions and operational inputs, enabling analysis without interrupting structure operations. This paper focuses on applying OMA to various structures, comparing established modal extraction methods from literature, specifically the Numerical Algorithm for Subspace Identification (N4SID), and the Stochastic Subspace Identification methods (SSI): SSICOV and SSI-DATA. Initially, the OMA method is validated on a steel cantilever beam, where modal parameters estimated by these methods are compared with theoretical data derived from modal simulations using the Finite Element Method, ensuring the accuracy of OMA results. Subsequently, a wing from an aircraft and a drone structure are subjected to testing to estimate their modal parameters for operational safety assurance. Results indicate a good correlation between theoretical and experimental modal parameters across all tests, affirming the efficacy of the OMA approach. Overall, this paper explores the application of three OMA methods across diverse structures pertinent to the aerospace industry, aiming to unveil their dynamic characteristics. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2024. |
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Aparece na Coleção: | Engenharia Aeroespacial
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