Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40238
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_GabrielaDosSantosSilva_tcc.pdf557,46 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Relações entre pedagogia e a linguagem das artes na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Silva, Gabriela dos Santos
Orientador(es): Costa, Thérèse Hofmann Gatti Rodrigues da
Coorientador(es): Felipe, Paulo Henrique de
Assunto: Arte na educação
Arte - estudo e ensino
Educação artística
Ensino fundamental - séries iniciais
Data de apresentação: 9-Set-2024
Data de publicação: 21-Out-2024
Referência: SILVA, Gabriela dos Santos. Relações entre pedagogia e a linguagem das artes na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. 2024. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Neste presente artigo, apresentamos discussões sobre o estudo das diferentes relações entre as artes visuais e a educação presente no cotidiano infantil, de maneira a contribuir para a carreira docente. As associações entre as artes e a pedagogia em sala de aula se demonstram em todo o processo de aprendizagem infantil, fazendo-se necessário uma investigação mais detalhada, assim, partiremos para um levantamento bibliográfico e estudo de campo, seguindo uma abordagem qualitativa dos acontecimentos. Na apresentação do jogo desenvolvido na disciplina Estudos Visuais e Educação - Experimentos, recolhemos informações baseadas em observações participantes na Escola Parque da 210/211 Norte, também utilizamos diários de bordo e análises de documentos propostos em sala de aula pela professora Thérèse Hofmann. Os resultados mostram que a estimulação da arte na educação infantil e anos iniciais deve ser tratada com devida importância pois permeia diversos campos do saber, de maneira que habilidades cognitivas são aperfeiçoadas e compreendidas, sendo utilizadas então, ao longo da vida das crianças, influenciando no pensar, agir e se comunicar.
Abstract: At this present article, we will discuss about several different relationships between visual arts and education inbetween the children's daily life, in a way to contribute to the teaching career. The association between art and classroom pedagogy are displayed in every process of children’s learning, making necessary a more detailed investigation, so, we will start with a bibliographic survey and field study, following a qualitative approach to events. In the presentation of the developed game in the discipline “Estudos Visuais e Educação – Experimentos”, we collected information based on participant observations at the “Escola Parque da 210/211 Norte”, we also used logbooks and analyses from proposed documents at classrooms by the teacher “Thérèse Hofmann”. The results show that the art stimulation at the child's education and development years must be treated with the supposed importance since they permeate several fields of knowledge, in a way that cognitive abilities are improved and understood, being used, throughout children's lives, influencing thinking, acting and communicating.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.