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https://bdm.unb.br/handle/10483/40237
Título: | Caminhos para a alfabetização de estudantes com síndrome de Down |
Autor(es): | Souza, Giovanna Conde de |
Orientador(es): | Alves, Cândida Beatriz |
Assunto: | Alfabetização Síndrome de Down Educação inclusiva |
Data de apresentação: | 16-Set-2024 |
Data de publicação: | 21-Out-2024 |
Referência: | ALVES, Cândida Beatriz.Caminhos para a alfabetização de estudantes com síndrome de Down. 2024. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo geral compreender o processo de alfabetização dos estudantes com síndrome de Down,para identificar as possíveis dificuldades e obstáculos encontrados por esses estudantes durante o processo de apropriação da escrita e da leitura, averiguar como se dá a inclusão desses estudantes nas classes comuns e conhecer ações didático-pedagógicas que possam atender os estudantes com síndrome de Down no processo de alfabetização. A partir de uma análise de conteúdo, que é uma metodologia de pesquisa qualitativa amplamente utilizada para a interpretação de dados textuais, foi possível interpretar os estudos relacionados à alfabetização de estudantes com síndrome de Down, bem como à sua inclusão no ambiente escolar. Finalmente, foi possível concluir que é necessário investir em formação continuada de professores, na produção de materiais didáticos acessíveis e na criação de políticas públicas que assegurem a plena participação desses estudantes no processo educacional. |
Abstract: | The general objective of this work is to understand the literacy process of students with Down syndrome, to identify the possible difficulties and obstacles encountered by these students during the process of appropriating writing and reading, to find out how these students are included in classes and learn about didactic-pedagogical actions that can assist students with Down syndrome in the literacy process. Using content analysis, which is a qualitative research methodology widely used for the interpretation of textual data, it was possible to interpret studies related to the literacy of students with Down syndrome, as well as their inclusion in the school environment. Finally, it was possible to conclude that it is necessary to invest in continuing teacher training, in the production of accessible teaching materials and in the creation of public policies that ensure the full participation of these students in the educational process. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024. |
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Aparece na Coleção: | Pedagogia
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