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dc.contributor.advisorAlves, Cândida Beatriz-
dc.contributor.authorSouza, Giovanna Conde de-
dc.identifier.citationALVES, Cândida Beatriz.Caminhos para a alfabetização de estudantes com síndrome de Down. 2024. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo geral compreender o processo de alfabetização dos estudantes com síndrome de Down,para identificar as possíveis dificuldades e obstáculos encontrados por esses estudantes durante o processo de apropriação da escrita e da leitura, averiguar como se dá a inclusão desses estudantes nas classes comuns e conhecer ações didático-pedagógicas que possam atender os estudantes com síndrome de Down no processo de alfabetização. A partir de uma análise de conteúdo, que é uma metodologia de pesquisa qualitativa amplamente utilizada para a interpretação de dados textuais, foi possível interpretar os estudos relacionados à alfabetização de estudantes com síndrome de Down, bem como à sua inclusão no ambiente escolar. Finalmente, foi possível concluir que é necessário investir em formação continuada de professores, na produção de materiais didáticos acessíveis e na criação de políticas públicas que assegurem a plena participação desses estudantes no processo educacional.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.keywordSíndrome de Downpt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.titleCaminhos para a alfabetização de estudantes com síndrome de Downpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-10-21T15:33:45Z-
dc.date.available2024-10-21T15:33:45Z-
dc.date.submitted2024-09-16-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40237-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The general objective of this work is to understand the literacy process of students with Down syndrome, to identify the possible difficulties and obstacles encountered by these students during the process of appropriating writing and reading, to find out how these students are included in classes and learn about didactic-pedagogical actions that can assist students with Down syndrome in the literacy process. Using content analysis, which is a qualitative research methodology widely used for the interpretation of textual data, it was possible to interpret studies related to the literacy of students with Down syndrome, as well as their inclusion in the school environment. Finally, it was possible to conclude that it is necessary to invest in continuing teacher training, in the production of accessible teaching materials and in the creation of public policies that ensure the full participation of these students in the educational process.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



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