Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40221
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_FernandaMoreiraDosSantos_tcc.pdf926,77 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estratégias formativas no programa residência pedagógica do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília
Autor(es): Santos, Fernanda Moreira dos
Orientador(es): Mourão, Ireuda da Costa
Assunto: Residência docente
Pedagogia - estudo e ensino
Professores - formação
Estágios supervisionados
Data de apresentação: 16-Jul-2024
Data de publicação: 21-Out-2024
Referência: SANTOS, Fernanda Moreira dos. Estratégias formativas no programa residência pedagógica do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília. 2024. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar algumas estratégias formativas utilizadas no Programa Residência Pedagógica do Curso de Pedagogia da Universidade de Brasília, a fim de refletir sobre como elas podem contribuir para a formação do professor dos anos iniciais. Para a realização da pesquisa adotou-se uma abordagem metodológica mista, integrando pesquisa participante e documental. Participante, pois a observação foi utilizada pela pesquisadora, que também foi residente, e atuava no programa em uma escola pública do Distrito Federal; e documental, pois a principal fonte que gerou os dados foi um diário de bordo elaborado pelos sujeitos no ano de 2023. Os sujeitos da pesquisa foram cinco licenciandos do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília. A fundamentação teórica discorreu sobre os conceitos: formação de professores, estratégias formativas, diário de bordo, professor reflexivo, e baseou-se especialmente em: Pimenta (2005), Santos (2018) e Consaltér, Fávero e Tonieto (2019). Os resultados indicaram que a observação participante, o registro, o planejamento e regências em sala de aula mostraram-se como estratégias formativas importantes para a formação de professores dos anos iniciais. Esta constatação foi possível a partir da análise do conteúdo do diário de bordo. Ao registrarem sobre suas experiências no diário os sujeitos refletiram sobre: o ser professor, situações do trabalho pedagógico, planejamento, processos de ensino, e a relação com as crianças. Concluiu-se que as estratégias formativas utilizadas durante o programa valorizam a unidade teoria e prática, oferecem aos docentes em formação experiências com situações reais de ensino do/no cotidiano escolar, levando-os a refletir, sendo isto fundamental para a constituição das identidades e dos saberes dos professores formados na Universidade de Brasília.
Abstract: The aim of this work was to analyze some formative strategies used in the Pedagogical Residence Program of the Pedagogy Course of the University of Brasília, in order to reflect on how they can contribute to the training of the teacher in the early years. For the conduct of the research, a mixed methodological approach was adopted, integrating participatory and documentary research. Participant, because the observation was used by the researcher, who was also a resident, and was involved in the program at a public school in the Federal District; and documentary, since the main source that generated the data was a board diary prepared by the subjects in the year 2023. The research subjects were five graduates of the pedagogy course at the University of Brasília. The theoretical grounding focused on the concepts: teacher training, training strategies, board diary, reflective teacher and was based especially on: Pimenta (2005), Santos (2018) and Consaltér, Fávero and Tonieto (2019). The results indicated that participatory observation, registration, planning, and regents in the classroom proved to be important training strategies for the training of teachers in early years. This finding was made possible by the analysis of the contents of the flight diary. In recording their experiences in the diary the subjects reflected on: being a teacher, situations of pedagogical work, planning, teaching processes, and the relationship with children. It was concluded that the formative strategies used during the program value the unity of theory and practice, offer teachers in training experiences with real situations of teaching of the daily school, leading them to reflect, which is fundamental for the constitution of the identities and knowledge of the teachers trained at the University of Brasília.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.