Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4021
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_DiegoAlekesFontesdeSousa.pdf495,8 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Controle público da inteligência de Estado : um embate entre a necessidade de sigilo e o princípio da transparência
Autor(es): Sousa, Diego Alekes Fontes de
Orientador(es): Maia Filho, Mamede Said
Assunto: Serviço de inteligência
Segredos de Estado
Atividade de inteligência
Data de apresentação: 4-Out-2012
Data de publicação: 31-Out-2012
Referência: SOUSA, Diego Alekes Fontes de. Controle público da inteligência de Estado: um embate entre a necessidade de sigilo e o princípio da transparência. 2012. 64 f. Monografia (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: As conformações da moderna sociedade trouxeram consigo uma gama de ameaças e oportunidades, o que faz com que nenhuma nação possa prescindir de um eficiente serviço de inteligência. Contudo, historicamente o Estado ao desempenhar tais serviços cometeu uma série de abusos e se imiscuiu indevidamente na intimidade dos cidadãos. Para prevenir e combater práticas como essas, foram implementados diferentes tipos de controles públicos; dentre esses se ressalta a importância do controle desempenhado pelo Parlamento. Apesar de o controle parlamentar ser o mais legítimo, costuma ser o menos efetivo. Portanto, o objetivo principal do presente trabalho é analisar a efetividade do controle exercido pela Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso Nacional (CCAI) e, em seguida, propor alternativas que viabilizem melhorias. A pesquisa envolve a consulta à bibliografia especializada (nacional e, especialmente, estrangeira), a documentos e a bancos de dados. Os resultados obtidos sinalizam que a CCAI não desempenha suas atribuições de maneira efetiva e proativa, principalmente em decorrência de problemas normativos, estruturais e de ordem prática. A presente investigação pôde, então, demonstrar que só o aperfeiçoamento dos controles interno e externo das instituições que lidam com informações sigilosas pode apaziguar a tensão entre segredos de Estado e o princípio da transparência.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2012.
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons