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dc.contributor.advisorMiranda, Mateus Rodrigues-
dc.contributor.authorSilva, Gutemberg Oliveira da-
dc.identifier.citationSILVA, Gutemberg Oliveira da. Design conceitual de aeronave do tipo executiva com ênfase na análise ergonômica de interior. 2024. 207 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho visa apresentar uma proposta de análise ergonômica de aeronave do tipo executiva na qual seja competitiva no cenário atual. Essa aeronave precisa acompanhar o alto estilo de vida do usuário e o satisfazer da melhor forma possível. Sendo assim, a aeronave deve ser eficaz e oferecer um interior condizente com os desejos do cliente. Para isso, foi feito um levantamento de dados relacionados às aeronaves executivas que já estão presentes no mercado, dividi-los em categorias e analisar suas principais características operacionais. Após isso, é interessante observar se esse setor foi afetado durante a pandemia e se o mercado executivo está forte principalmente no pós pandemia, já que foi um cenário muito difícil para a aviação. Após essa importante análise, é feita a definição dos requisitos básicos operacionais da aeronave conceitual, para isso é realizado a escolha da categoria, com base das aeronaves que foram mais vendidas durante os anos. A partir disso, é feita uma comparação minuciosa entre os jatos da mesma categoria escolhida e com auxílio da preferência do usuário, a definição dos requisitos. Em relação ao interior, é levantado todas as comodidades que as aeronaves concorrentes da mesma categoria possuem. Em concordância com os desejos do consumidor, é feito o loft da aeronave, definindo o comprimento da fuselagem, cross section, posição de motores, asa e empenagens e para o interior é definida a LOPA (Location of Passenger Accommodations) básica do conceito.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAeronavespt_BR
dc.subject.keywordDesignpt_BR
dc.subject.keywordErgonomiapt_BR
dc.titleDesign conceitual de aeronave do tipo executiva com ênfase na análise ergonômica de interiorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-10-18T21:05:54Z-
dc.date.available2024-10-18T21:05:54Z-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40209-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present work aims to present a proposal for an ergonomic analysis of an executive-type aircraft that is competitive in the current market. This aircraft needs to match the user's high lifestyle and satisfy them in the best possible way. Thus, the aircraft must be efficient and offer an interior that aligns with the client’s desires. To achieve this, a data survey was conducted on executive aircraft already available on the market, categorizing them and analyzing their main operational characteristics. Afterward, it is important to assess whether this sector was affected during the pandemic and if the executive market remains strong, particularly in the post-pandemic period, given that it was a very challenging time for aviation. Following this important analysis, the basic operational requirements of the conceptual aircraft are defined. For this, the choice of category is based on the aircraft that were most sold over the years. From there, a detailed comparison is made between jets of the same chosen category, and with the assistance of user preferences, the requirements are defined. Regarding the interior, all the amenities offered by competing aircraft in the same category are surveyed. In alignment with consumer desires, the aircraft’s loft is carried out, defining the fuselage length, cross-section, engine position, wings, and empennage. For the interior, the basic LOPA (Location of Passenger Accommodations) concept is defined.pt_BR
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