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dc.contributor.advisorPereira, Marcelo Fabiano Rodrigues-
dc.contributor.authorMedeiros, Ana Beatriz de Macedo-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Ana Beatriz de Macedo. Instrumentos e procedimentos avaliativos: um estudo sobre as percepções das docentes do bloco inicial de alfabetização na prática avaliativa. 2024. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo aborda as percepções das professoras do Bloco Inicial de Alfabetização (BIA) na seleção de instrumentos e procedimentos avaliativos. O objetivo geral foi analisar a concepção de avaliação que orienta as professoras na seleção e utilização dos procedimentos e instrumentos avaliativos. Com isso, foram elaborados os seguintes objetivos específicos: descrever as referências teóricas e documentais que orientam as professoras na seleção e utilização dos instrumentos e procedimentos avaliativos em seu trabalho pedagógico; investigar em que momento da organização do trabalho pedagógico ocorre a avaliação; compreender os usos e as finalidades que as educadoras atribuem aos resultados obtidos por meio desses instrumentos avaliativos. A pesquisa teve como aporte teórico as contribuições de Luckesi, Chueiri, Villas Boas, Fernandes e Rampazzo. Para alcançar os objetivos elaborados, a pesquisa assumiu a abordagem metodológica qualitativa e de caráter descritiva. Os dados da pesquisa foram levantados por meio de questionário realizado com as professoras do BIA, observações de aulas e coordenações coletivas. Os resultados mostram que as práticas de avaliação das professoras se aproximam de uma concepção formativa, no entanto, a prática avaliativa está na esfera do quê deve ser feito, precisando avançar na construção dos caminhos de como realizar essas intencionalidades e com quais finalidades. Conclui-se que na prática docente as concepções avaliativas reverberam de diferentes maneiras, desde as professoras que assumem a avaliação como um processo contínuo como outras que parecem compreendê-la como um evento episódico.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAvaliação educacionalpt_BR
dc.subject.keywordAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleInstrumentos e procedimentos avaliativos : um estudo sobre as percepções das docentes do bloco inicial de alfabetização na prática avaliativapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-10-17T12:32:06Z-
dc.date.available2024-10-17T12:32:06Z-
dc.date.submitted2024-08-14-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40190-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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dc.description.abstract1This study addresses the perceptions of teachers in the Initial Literacy Block (BIA) when selecting assessment instruments and procedures. The general objective was to analyze the assessment concept that guides teachers in selecting and using assessment instruments and procedures. Thus, the following specific objectives were developed: to describe the theoretical and documentary references that guide teachers in selecting and using assessment instruments and procedures in their pedagogical work; to investigate at what point in the organization of pedagogical work the assessment occurs; to understand the uses and purposes that educators attribute to the results obtained through these assessment instruments. The research was supported by the theoretical contributions of Luckesi, Chueiri, Villas Boas, Fernandes and Rampazzo. To achieve the objectives developed, the research adopted a qualitative and descriptive methodological approach. The research data were collected through a questionnaire conducted with BIA teachers, classroom observations and collective coordination. The results show that the teachers' assessment practices are close to a formative conception; however, the assessment practice is in the sphere of what should be done, needing to advance in the construction of paths of how to carry out these intentions and for what purposes. It is concluded that in teaching practice, the assessment conceptions reverberate in different ways, from teachers who assume assessment as a continuous process to others who seem to understand it as an episodic event.pt_BR
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