Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40127
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_JuliaXimenesDaCruz_tcc.pdf370,83 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel da educação infantil no processo de desenvolvimento emocional na primeira infância
Autor(es): Cruz, Júlia Ximenes da
Orientador(es): Barbosa, Etienne Baldez Louzada
Assunto: Educação infantil
Emoções - crianças
Socialização
Data de apresentação: 8-Set-2023
Data de publicação: 9-Out-2024
Referência: CRUZ, Júlia Ximenes da. O papel da educação infantil no processo de desenvolvimento emocional na primeira infância. 2023. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho pretende investigar, partindo das teorias de Corsaro, Sarmento e Wallon e da leitura de artigos científicos produzidos nos últimos 10 anos, qual é a relevância das vivências das crianças nas instituições de Educação Infantil, assim como dos profissionais docentes que nelas atuam, para o desenvolvimento emocional na primeira infância na préescola5. Foi estudado como os processos de socialização influenciam no desenvolvimento de autoconhecimento e pertencimento, a partir das brincadeiras protagonizadas pelas crianças como sujeitos ativos em seus próprios processos de aprendizagem. Também foi discutido como o(a) professor(a) pode atuar nesse contexto, mediando as situações do cotidiano e promovendo um espaço acolhedor e que proporcione liberdade para favorecer o desenvolvimento de autonomia na infância.
Abstract: This academic work intends to investigate, based on the theories of Corsaro, Sarmento and Wallon and the reading of scientific articles produced in the last 10 years, what is the relevance of the experiences of children in the Early Childhood Education institutions, as well as the professionals who work in them, for the emotional development in early childhood in preschool. It was studied how socialization processes influence the development of self-knowledge and sense of belonging, based on the games played by children as the active subjects in their own learning processes. It was also discussed how the teachers can act in this context, mediating everyday situations and promoting a welcoming space that provides freedom in favor of the development of autonomy in childhood.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.