Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40125
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_EvelinLorraneVieiraSantos_tcc.pdf1,31 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Frações da matéria orgânica do solo sob sistemas orgânico e convencional de produção de hortaliças no Distrito Federal : uma abordagem preliminar
Autor(es): Santos, Evelin Lorrane Vieira
Orientador(es): Figueiredo, Cícero Célio de
Assunto: Agricultura orgânica
Matéria orgânica
Hortaliças - cultivo
Data de apresentação: 17-Jul-2023
Data de publicação: 9-Out-2024
Referência: SANTOS, Evelin Lorrane Vieira. Frações da matéria orgânica do solo sob sistemas orgânico e convencional de produção de hortaliças no Distrito Federal: uma abordagem preliminar. 2023. 34 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A matéria orgânica do solo (MOS) é um dos principais indicadores da qualidade do solo e da produtividade agrícola, sendo um componente de suma importância para diversas funções que sustentam a produtividade das culturas como estruturação do solo, geração de cargas elétricas e fornecimento de nutrientes para as plantas. Os sistemas orgânicos e convencionais de produção de hortaliças são distintos no fornecimento e no acúmulo de MOS. A maior parte dos estudo sobre esse tema considera apenas uma ou poucas áreas de estudo. Portanto, há ainda a necessidade de se compreender os efeitos de sistemas orgânicos e convencionais de hortaliças considerando uma grande variedade de teor de argila, de insumos empregados e níveis tecnológicos adotados. Este estudo teve por objetivo avaliar frações da MOS sob sistemas orgânico e convencional de produção de hortaliças no Distrito Federal. Para isso, foram utilizadas noventa amostras de solo coletadas em 53 propriedades comerciais distribuídas em todas as regiões produtoras do DF. As amostras de solo foram submetidas a determinação da MOS total e das frações C lábil (CL), C orgânico particulado (COP) e associado aos minerais (COAM). Os resultados indicam que o sistema orgânico promoveu maiores teores de C em todas as frações da MOS avaliadas. Portanto, a produção orgânica de hortaliças promove um equilíbrio no tipo de MOS aumentando tanto as frações que fornecem nutrientes em curto prazo (lábeis) quanto aquelas com potencial para sequestrar C no solo por longos períodos (estáveis).
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.