Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4011
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_GabrielaVelosoSoaresRosa.pdf262,35 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Injustiça fiscal : a incongruência entre a arrecadação tributária brasileira e o princípio da capacidade contributiva
Autor(es): Rosa, Gabriela Veloso Soares
Orientador(es): Gassen, Valcir
Assunto: Reforma tributária
Desigualdade social
Renda - distribuição
Impostos - arrecadação
Data de apresentação: 27-Set-2012
Data de publicação: 30-Out-2012
Referência: ROSA, Gabriela Veloso Soares. Injustiça fiscal: a incongruência entre a arrecadação tributária brasileira e o princípio da capacidade contributiva. [46] f. Monografia (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo alertar sobre a forma com que a tributação no Brasil ocorre e sua relação com a desigualdade na distribuição de renda. Para demonstrar tal relação evidencia o desrespeito à progressividade na tributação da receita derivada no Brasil, sobretudo no consumo e no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Diante da situação insurge o questionamento de se seria justo permitir que uma incongruência tão grande entre arrecadação tributária e desigualdade social continue a acontecer de forma tão silente, principalmente em face do artigo 145, § 1º da Constituição Federal que prima pelo princípio da capacidade contributiva como meio de ponderação da tributação. Dessa maneira, o presente trabalho defende a mudança da matriz tributária brasileira e a importância de uma nova reforma tributária, ampla e condizente com as necessidades da população, uma vez que é por meio da arrecadação tributária que o dinheiro público poderá ser empregado para a satisfação dos objetivos da República previstos no artigo 3º da Constituição Federal.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2012.
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons