Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40106
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_GiseleDaSilvaAlves_tcc.pdf1,21 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância do desenho na educação infantil
Autor(es): Alves, Gisele da Silva
Orientador(es): Pederiva, Patrícia Lima Martins
Coorientador(es): Melo, Viviane Vieira Alves de
Assunto: Educação infantil
Desenho infantil
Desenho - estudo e ensino
Educação de crianças
Data de apresentação: 16-Nov-2023
Data de publicação: 8-Out-2024
Referência: ALVES, Gisele da Silva. A importância do desenho na educação infantil. 2023. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O significado do desenho para o desenvolvimento da criança tem sido objeto de estudo, principalmente, da pedagogia. O interesse particular por esse tema, que originou este trabalho de conclusão de curso, partiu do cenário exposto no memorial introdutório. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a importância do desenho na educação infantil, sob a perspectiva histórico cultural. Para tanto, será apresentada a organização do espaço educativo como ambiente social de desenvolvimento, o desenho infantil e a sua importância, bem como a sanfona do grafismo como instrumento de organização das produções das crianças que possibilita a observação dos estágios de desenvolvimento do desenho infantil e as fases do grafismo. O caminho que possibilitou essa investigação foi a atividade de estágio da autora em uma turma do 1º período da Educação Infantil, no Jardim de Infância 312 Norte.
Abstract: The meaning of drawing for child development has been the subject of study, primarily in pedagogy. The particular interest in this theme, which originated this thesis, arose from the scenario presented in the introductory memorial. This thesis aims to present the importance of drawing in early childhood education from a historical-cultural perspective. To achieve this, the organization of the educational space will be presented as a social environment for development, childhood drawing and its significance, as well as the accordion of graphism as a tool for organizing children's productions, enabling the observation of stages in the development of childhood drawing and phases of graphism. The path that enabled this investigation was the author's internship activity in a class of the 1st period of Early Childhood Education at Kindergarten 312 North.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.