Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40106
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_GiseleDaSilvaAlves_tcc.pdf1,21 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPederiva, Patrícia Lima Martins-
dc.contributor.authorAlves, Gisele da Silva-
dc.identifier.citationALVES, Gisele da Silva. A importância do desenho na educação infantil. 2023. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO significado do desenho para o desenvolvimento da criança tem sido objeto de estudo, principalmente, da pedagogia. O interesse particular por esse tema, que originou este trabalho de conclusão de curso, partiu do cenário exposto no memorial introdutório. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a importância do desenho na educação infantil, sob a perspectiva histórico cultural. Para tanto, será apresentada a organização do espaço educativo como ambiente social de desenvolvimento, o desenho infantil e a sua importância, bem como a sanfona do grafismo como instrumento de organização das produções das crianças que possibilita a observação dos estágios de desenvolvimento do desenho infantil e as fases do grafismo. O caminho que possibilitou essa investigação foi a atividade de estágio da autora em uma turma do 1º período da Educação Infantil, no Jardim de Infância 312 Norte.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.subject.keywordDesenho infantilpt_BR
dc.subject.keywordDesenho - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.titleA importância do desenho na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-10-08T15:45:20Z-
dc.date.available2024-10-08T15:45:20Z-
dc.date.submitted2023-11-16-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40106-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoMelo, Viviane Vieira Alves de-
dc.description.abstract1The meaning of drawing for child development has been the subject of study, primarily in pedagogy. The particular interest in this theme, which originated this thesis, arose from the scenario presented in the introductory memorial. This thesis aims to present the importance of drawing in early childhood education from a historical-cultural perspective. To achieve this, the organization of the educational space will be presented as a social environment for development, childhood drawing and its significance, as well as the accordion of graphism as a tool for organizing children's productions, enabling the observation of stages in the development of childhood drawing and phases of graphism. The path that enabled this investigation was the author's internship activity in a class of the 1st period of Early Childhood Education at Kindergarten 312 North.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.