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Título: Consciência fonológica no ensino de espanhol : um estudo sobre os sons aproximantes [ß̞] e [ð̞] na formação de professores brasileiros
Autor(es): Santos, Lucas Barbosa dos
Orientador(es): Araújo, Monique Leite
Assunto: Consciência fonológica
Língua espanhola - estudo e ensino
Data de apresentação: 18-Set-2024
Data de publicação: 6-Out-2024
Referência: SANTOS, Lucas Barbosa dos. Consciência fonológica no ensino de espanhol: um estudo sobre os sons aproximantes [ß̞] e [ð̞] na formação de professores brasileiros. 2023. 73 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras Espanhol) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho propõe uma investigação centrada na consciência fonológica dos professores em formação no ensino dos alofones aproximantes [ß̞ ] e [ð̞] no espanhol. A pesquisa foi motivada pela observação inicial de que alguns colegas de curso não tinham uma resposta clara sobre o conhecimento específico dos alofones [ß̞ ] e [ð̞], o que sugere a necessidade de investigar essa questão de forma mais aprofundada. O objetivo geral é entender o funcionamento da consciência fonológica desses professores em formação, a fim de colaborar no desenvolvimento de estratégias mais aplicadas para o ensino desses alofones aproximantes. O estudo fundamenta-se em conceitos fonético-fonológicos (ALVES, 2009; DA SILVA E DA SILVA, 2017; OLIVEIRA, 2019; DE SOUZA, 2021), destacando a importância da consciência fonológica na formação de professores de língua estrangeira e abordando a escassez de incentivos no ensino oral de idiomas. Tem por objetivos específicos analisar se os professores em formação têm consciência dos aspectos fonéticos (alofones aproximantes) e como podem ensiná-los, buscando desenvolver um conhecimento claro e detalhado que contribua para a oralidade dos alunos.
Resumén: Este trabajo propone una investigación centrada en la conciencia fonológica de los profesores en formación en la enseñanza de los alófonos aproximantes [ß̞ ] e [ð̞] en español. La investigación fue motivada por la observación inicial de que algunos colegas de curso no tenían una respuesta clara sobre el conocimiento específico de los alófonos [ß̞ ] e [ð̞], lo que sugiere la necesidad de investigar esta cuestión de manera más profunda. El objetivo general es comprender el funcionamiento de la conciencia fonológica de estos profesores en formación, con el fin de colaborar en el desarrollo de estrategias más aplicadas a la enseñanza de estos alófonos aproximantes. El estudio se fundamenta en conceptos fonético-fonológicos (ALVES, 2009; DA SILVA E DA SILVA, 2017; OLIVEIRA, 2019; DE SOUZA, 2021), destacando la importancia de la conciencia fonológica en la formación de profesores de lenguas extranjeras y abordando la escasez de incentivos en la enseñanza oral de idiomas. Tiene como objetivos específicos analizar si los profesores en formación son conscientes de los aspectos fonéticos (alófonos aproximantes) y cómo pueden enseñarlos, buscando desarrollar un conocimiento claro y detallado que contribuya a la oralidad del alumnado.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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