Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Araújo, Monique Leite | - |
dc.contributor.author | Santos, Lucas Barbosa dos | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Lucas Barbosa dos. Consciência fonológica no ensino de espanhol: um estudo sobre os sons aproximantes [ß̞] e [ð̞] na formação de professores brasileiros. 2023. 73 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras Espanhol) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho propõe uma investigação centrada na consciência fonológica dos
professores em formação no ensino dos alofones aproximantes [ß̞ ] e [ð̞] no espanhol.
A pesquisa foi motivada pela observação inicial de que alguns colegas de curso não
tinham uma resposta clara sobre o conhecimento específico dos alofones [ß̞ ] e [ð̞], o
que sugere a necessidade de investigar essa questão de forma mais aprofundada. O
objetivo geral é entender o funcionamento da consciência fonológica desses
professores em formação, a fim de colaborar no desenvolvimento de estratégias mais
aplicadas para o ensino desses alofones aproximantes. O estudo fundamenta-se em
conceitos fonético-fonológicos (ALVES, 2009; DA SILVA E DA SILVA, 2017; OLIVEIRA,
2019; DE SOUZA, 2021), destacando a importância da consciência fonológica na
formação de professores de língua estrangeira e abordando a escassez de incentivos
no ensino oral de idiomas. Tem por objetivos específicos analisar se os professores
em formação têm consciência dos aspectos fonéticos (alofones aproximantes) e como
podem ensiná-los, buscando desenvolver um conhecimento claro e detalhado que
contribua para a oralidade dos alunos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Consciência fonológica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua espanhola - estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Consciência fonológica no ensino de espanhol : um estudo sobre os sons aproximantes [ß̞] e [ð̞] na formação de professores brasileiros | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-06T18:45:18Z | - |
dc.date.available | 2024-10-06T18:45:18Z | - |
dc.date.submitted | 2024-09-18 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40079 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Este trabajo propone una investigación centrada en la conciencia fonológica de los
profesores en formación en la enseñanza de los alófonos aproximantes [ß̞ ] e [ð̞] en
español. La investigación fue motivada por la observación inicial de que algunos
colegas de curso no tenían una respuesta clara sobre el conocimiento específico de
los alófonos [ß̞ ] e [ð̞], lo que sugiere la necesidad de investigar esta cuestión de
manera más profunda. El objetivo general es comprender el funcionamiento de la
conciencia fonológica de estos profesores en formación, con el fin de colaborar en el
desarrollo de estrategias más aplicadas a la enseñanza de estos alófonos
aproximantes. El estudio se fundamenta en conceptos fonético-fonológicos (ALVES,
2009; DA SILVA E DA SILVA, 2017; OLIVEIRA, 2019; DE SOUZA, 2021), destacando
la importancia de la conciencia fonológica en la formación de profesores de lenguas
extranjeras y abordando la escasez de incentivos en la enseñanza oral de idiomas.
Tiene como objetivos específicos analizar si los profesores en formación son
conscientes de los aspectos fonéticos (alófonos aproximantes) y cómo pueden
enseñarlos, buscando desarrollar un conocimiento claro y detallado que contribuya a
la oralidad del alumnado. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Espanhol
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