Título: | A educação para a paz e as contribuições de Tsunesaburou Makiguchi |
Autor(es): | Lima, Thacia Cavalcante |
Orientador(es): | Takano, Yuko |
Assunto: | Educação para a paz Brasil - educação Makiguti, Tsunessaburo (1871-1944) |
Data de apresentação: | 19-Ago-2024 |
Data de publicação: | 27-Set-2024 |
Referência: | LIMA, Thacia Cavalcante. A educação para a paz e as contribuições de Tsunesaburou Makiguchi. 2024. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | O seguinte trabalho visa analisar e compreender as ideias de Tsunesaburou Makiguchi, teórico
educacional japonês do início da era moderna do Japão, assim como suas contribuições para a
Educação para a Paz. Além disso, busca-se compreender o contexto histórico de sua época,
comparando as rápidas mudanças no Japão da era Meiji com as dificuldades enfrentadas na
contemporaneidade. Também é discutido o conceito de Educação para a Paz e sua
importância para preparar os professores para lidar com as dificuldades no ambiente escolar,
uma vez que o país vem enfrentando um aumento nos casos de violência e tem sido tópico de
discussões, como as implicações do novo ensino médio e dos problemas advindos da
pandemia do Covid 19, que causaram atrasos significativos na educação de muitos estudantes.
Por fim, busca-se analisar as possíveis aplicações das ideias de Makiguchi e dos conceitos da
Educação para Paz na educação brasileira, de forma a tornar o ambiente escolar mais pacífico
e beneficiar os estudantes e a comunidade. |
Abstract: | This paper aims to understand and analyze the ideas of Tsunesaburou Makiguchi, a Japanese
educational theorist from the early modern era in Japan, and his contributions to Education for
Peace. In addition, it seeks to understand the historical context of his time, comparing the
rapid changes in the Meiji period of Japan with the difficulties faced in contemporary times. It
also discusses the concept of Education for Peace and its importance in preparing teachers to
deal with issues in the school environment since the country has been facing an increase in
cases of violence and has been a topic of discussion, such as the implications of the new
secondary education and the problems arising from the Covid-19 pandemic, which caused
significant delays in the education of many students. Finally, it seeks to analyze the possible
applications of Makiguchi's ideas and the concepts of Education for Peace in Brazilian
education, willing to make the school environment more peaceful and to benefit students and
the community. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Letras - Japonês
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.