Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40037
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_ThaciaCavalcanteLima_tcc.pdf594,21 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorTakano, Yuko-
dc.contributor.authorLima, Thacia Cavalcante-
dc.identifier.citationLIMA, Thacia Cavalcante. A educação para a paz e as contribuições de Tsunesaburou Makiguchi. 2024. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO seguinte trabalho visa analisar e compreender as ideias de Tsunesaburou Makiguchi, teórico educacional japonês do início da era moderna do Japão, assim como suas contribuições para a Educação para a Paz. Além disso, busca-se compreender o contexto histórico de sua época, comparando as rápidas mudanças no Japão da era Meiji com as dificuldades enfrentadas na contemporaneidade. Também é discutido o conceito de Educação para a Paz e sua importância para preparar os professores para lidar com as dificuldades no ambiente escolar, uma vez que o país vem enfrentando um aumento nos casos de violência e tem sido tópico de discussões, como as implicações do novo ensino médio e dos problemas advindos da pandemia do Covid 19, que causaram atrasos significativos na educação de muitos estudantes. Por fim, busca-se analisar as possíveis aplicações das ideias de Makiguchi e dos conceitos da Educação para Paz na educação brasileira, de forma a tornar o ambiente escolar mais pacífico e beneficiar os estudantes e a comunidade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação para a pazpt_BR
dc.subject.keywordBrasil - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordMakiguti, Tsunessaburo (1871-1944)pt_BR
dc.titleA educação para a paz e as contribuições de Tsunesaburou Makiguchipt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-09-27T18:36:26Z-
dc.date.available2024-09-27T18:36:26Z-
dc.date.submitted2024-08-19-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40037-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This paper aims to understand and analyze the ideas of Tsunesaburou Makiguchi, a Japanese educational theorist from the early modern era in Japan, and his contributions to Education for Peace. In addition, it seeks to understand the historical context of his time, comparing the rapid changes in the Meiji period of Japan with the difficulties faced in contemporary times. It also discusses the concept of Education for Peace and its importance in preparing teachers to deal with issues in the school environment since the country has been facing an increase in cases of violence and has been a topic of discussion, such as the implications of the new secondary education and the problems arising from the Covid-19 pandemic, which caused significant delays in the education of many students. Finally, it seeks to analyze the possible applications of Makiguchi's ideas and the concepts of Education for Peace in Brazilian education, willing to make the school environment more peaceful and to benefit students and the community.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Japonês



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.