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Título: Desafios do direito penal na investigação e combate do cyberbullying
Autor(es): Jobim, Leandro da Silva Vallim
Orientador(es): Lage, Fernanda de Carvalho
Assunto: Crimes cibernéticos
Crime virtual
Cyberbullying
Prova digital
Data de apresentação: 28-Ago-2024
Data de publicação: 25-Set-2024
Referência: JOBIM, Leandro da Silva Vallim. Desafios do direito penal na investigação e combate do cyberbullying. 2024. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: A internet, ao permitir o intercâmbio remoto de informações, revolucionou as formas de comunicação e o acesso ao conhecimento, especialmente no Brasil a partir dos anos 90. Contudo, esse avanço também facilitou práticas ilícitas como o cyberbullying. Este fenômeno, uma forma de violência digital, estende o bullying tradicional para o ambiente virtual, onde a hostilidade pode ser amplificada pela viralização e permanência online, expondo vítimas, principalmente em ambientes escolares, a abusos contínuos. As consequências são graves, afetando profundamente a saúde mental das vítimas, podendo levar a depressão e suicídio. Em resposta, a legislação brasileira evoluiu com a Lei Nº 14.811/2024, que tipifica o bullying e o cyberbullying, impondo penalidades mais severas para abusos online, reconhecendo sua maior danosidade. Contudo, o direito penal ainda enfrenta desafios significativos na investigação desses crimes, como por exemplo a defasagem tecnológica dos meios de investigação dos órgãos de segurança pública. Neste contexto, a investigação e combate do cyberbullying se apresenta como questão de fundamental relevância jurídica e social, ante sua necessidade para a efetividade da coibição desta conduta almejada pelo legislador ao tipificá-la por meio da Lei Nº 14.811/2024. Assim, foi conduzida pesquisa de revisão bibliográfica, na qual doutrina, legislação e jurisprudência foram utilizadas objetivando a análise da efetividade do combate à prática do cyberbullying em face da atual disciplina jurídica para sua investigação e repressão.
Abstract: The internet, by allowing the remote exchange of information, revolutionized forms of communication and access to knowledge, especially in Brazil from the 1990s onwards. However, this advance also facilitated illicit practices such as cyberbullying. This phenomenon, a form of digital violence, extends traditional bullying to the virtual environment, where hostility can be amplified by going viral and remaining online, exposing victims, especially in school environments, to continuous abuse. The consequences are serious, deeply affecting the mental health of victims, which can lead to depression and suicide. In response, Brazilian legislation evolved with Law No. 14,811/2024, which typifies bullying and cyberbullying, imposing more severe penalties for online abuse, recognizing its greater harm. However, criminal law still faces significant challenges in investigating these crimes, such as the technological lag in the means of investigation by public security bodies. In this context, the investigation and combat of cyberbullying presents itself as an issue of fundamental legal and social relevance, given its need for the effectiveness of curbing this conduct sought by the legislator when typifying it through Law No. 14,811/2024. Thus, bibliographical review research was conducted, in which doctrine, legislation and jurisprudence were used to analyze the effectiveness of combating the practice of cyberbullying in the face of the current legal discipline for its investigation and repression.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2024.
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