Título: | Bancada para avaliação experimental do sistema de assistência de frenagem a vácuo de um veículo elétrico |
Autor(es): | França, Jhonnatan dos Santos |
Orientador(es): | Els, Rudi Henri Van |
Assunto: | Bombas de vácuo Automóveis - carro elétrico Freios automotivos |
Data de apresentação: | 11-Dez-2023 |
Data de publicação: | 24-Set-2024 |
Referência: | FRANÇA, Jhonnatan dos Santos. Bancada para avaliação experimental do sistema de assistência de frenagem a vácuo de um veículo elétrico. 2023.108 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Veículos elétricos tem se tornado cada vez mais comuns no dia a dia do consumidor. Diversas estratégias têm sido tomadas para viabilizar a demanda crescente e as constantes
atualizações nas exigências de desempenho e emissões nos transportes. Uma dessas estratégias é a conversão de veículos originalmente movidos por motores a combustão. Essa
alternativa também permite o desenvolvimento de mão de obra qualificada, conhecimento,
dados e tem como resultado um veículo sustentável. Para tanto, sistemas completos devem ser adaptados ou substituídos. Neste trabalho o sistema de freio é adaptado. Para
isso uma nova avaliação é necessária, visto que aspectos do desempenho de frenagem são
alterados devido a troca da fonte de vácuo do sistema de assistência do servo freio. Nesse
sentido o trabalho explora métodos para estimar o desempenho de frenagem por meio de
equações de dinâmica veicular, apresenta uma estratégia de controle para nível de pressão
de vácuo e descreve componentes de instrumentação eletrônica para aquisição de dados
em bancada. Adaptar o sistema de vácuo e avaliar o desempenho de frenagem são os principais objetivos do trabalho . Para fundamentar a solução, primeiramente foi realizada
uma extensa revisão da literatura sobre os elementos que compõem os sistemas de freios
hidráulicos tradicionais. Em seguida todos os aspectos pertinentes a uma modelagem inicial da dinâmica de frenagem são abordados. O sistema comercial mais avançado utilizado
atualmente para assistência de frenagem também é apresentado. A construção e instrumentação de uma bancada de freio foi realizada e um sistema de controle implementado.
Por fim é feita uma avaliação de desempenho do sistema a partir das dinâmicas de nível
de vácuo no servo freio e desaceleração do veículo. |
Abstract: | Electric vehicles have become increasingly common in the daily lives of consumers. Various
strategies have been implemented to meet the growing demand and the constant updates
in performance and emissions requirements in transportation. One of these strategies is
the conversion of vehicles originally powered by internal combustion engines. This alternative also allows for the development of qualified labor, knowledge, and data, resulting
in a sustainable vehicle. To achieve this, complete systems must be adapted or replaced.
In this work, the brake system is adapted. For this purpose, a new evaluation is necessary
since aspects of braking performance are altered due to the replacement of the vacuum
source in the brake servo assistance system. In this context, the work explores methods
to estimate braking performance through vehicle dynamics equations, presents a control
strategy for vacuum pressure level, and describes electronic instrumentation components
for data acquisition on the test bench. Adapting the vacuum system and evaluating braking performance are the main objectives of the work. To support the solution, an extensive
literature review was first conducted on the elements that make up traditional hydraulic
brake systems. Then, all relevant aspects of an initial modeling of braking dynamics are
addressed. The most advanced commercial system currently used for brake assistance is
also presented. The construction and instrumentation of a brake test bench were carried out, and a control system was implemented. Finally, a performance evaluation of
the system is conducted based on vacuum level dynamics in the brake servo and vehicle
deceleration. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023. |
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Aparece na Coleção: | Engenharia Automotiva
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