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Título: Transformações educacionais: da educação tradicional aos híbridos digitais : um estudo sobre a legislação brasileira e o interesse público nos produtos educacionais
Autor(es): Oliveira, Hóliton Silva de
Orientador(es): Aguiar, Alexandre Kehrig Veronese
Assunto: Educação híbrida
Educação - efeito das inovações tecnológicas
Legislação
Tecnologia na educação
Data de apresentação: 26-Ago-2024
Data de publicação: 24-Set-2024
Referência: OLIVEIRA, Hóliton Silva de. Transformações educacionais: da educação tradicional aos híbridos digitais: um estudo sobre a legislação brasileira e o interesse público nos produtos educacionais. 2024. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O presente estudo visa analisar as transformações educacionais, que abrangem desde a educação tradicional até o ensino híbrido digital. A pesquisa foi conduzida por meio de um levantamento bibliográfico, considerando também a legislação nacional, bases de dados de pesquisa, além de outras fontes na internet e livros de autores renomados na área. O objetivo geral desta pesquisa é estudar a legislação brasileira e o interesse público nos produtos educacionais. De acordo com o estudo realizado, é possível destacar que a legislação educacional pode ser aprimorada para apoiar e promover o uso responsável e eficaz das tecnologias na educação. No embasamento teórico, foram considerados diversos autores e a própria legislação educacional. Os métodos utilizados na pesquisa foram explicativos, evidenciando um certo avanço de adaptabilidade entre a legislação educacional e a realidade nacional. No entanto, constata-se que o ensino ainda não está totalmente efetivado e instrumentalizado com a educação digital. Apesar disso, há perspectivas futuras de aprimoramento gradativo, uma vez que a cultura digital, influenciada pela introdução de novas tecnologias e práticas sociais e econômicas, demanda a transformação da educação e das normas legislativas referentes ao uso de tecnologias no sistema de ensino.
Abstract: The present study aims to analyze educational transformations, which range from traditional education to digital hybrid teaching. The research was conducted through a bibliographical survey, also considering national legislation, research databases, as well as other sources on the internet and books by renowned authors in the area. The general objective of this research is to study Brazilian legislation and public interest in educational products. According to the study carried out, it is possible to highlight that educational legislation can be improved to support and promote the responsible and effective use of technologies in education. In the theoretical basis, several authors and educational legislation itself were considered. The methods used in the research were explanatory, showing a certain advance in adaptability between educational legislation and national reality. However, it appears that teaching is not yet fully implemented and equipped with digital education. Despite this, there are future prospects for gradual improvement, since digital culture, influenced by the introduction of new technologies and social and economic practices, demands the transformation of education and legislative norms regarding the use of technologies in the education system.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2024.
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