Título: | Educação jurídica antirracista e a experiência na “PAD” de Direito e Relações Raciais |
Autor(es): | Silva, Fernanda Pereira da |
Orientador(es): | Almeida, Carla Beatriz de |
Assunto: | Racismo Educação jurídica Universidade de Brasília (UnB) - Faculdade de Direito Relações raciais |
Data de apresentação: | 30-Ago-2024 |
Data de publicação: | 24-Set-2024 |
Referência: | SILVA, Fernanda Pereira da. Educação jurídica antirracista e a experiência na “PAD” de Direito e Relações Raciais. 2024. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Este trabalho explora como a Educação Jurídica no Brasil se mantém desconectada da
realidade social, especialmente no que diz respeito às políticas de inclusão de estudantes de
minorias raciais. O racismo, profundamente enraizado na formação histórica do Brasil,
permeia as instituições, incluindo as universidades, que apesar de contarem com docentes
qualificados, frequentemente carecem de preparo para abordar as relações raciais em suas
práticas pedagógicas. O objetivo deste TCC é refletir sobre o cenário da educação jurídica
antirracista, em especial, na disciplina optativa de Direito e Relações Raciais oferecida pela
Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB) como uma iniciativa que promove o
pensamento crítico e o ensino das relações raciais no Brasil. A pesquisa é composta por uma
revisão bibliográfica sobre racismo estrutural e a formação histórica do Brasil, demonstrando
a conexão intrínseca entre esses temas, com uma análise qualitativa da disciplina de Direito e
Relações Raciais na UnB. Ao destacar a importância de uma formação jurídica que incorpore
o debate racial, este trabalho pretende contribuir para a reflexão sobre a necessidade de
atualização curricular nas faculdades de Direito, visando uma educação mais inclusiva e
conectada às realidades sociais do país. |
Abstract: | This study explores how Legal Education in Brazil remains disconnected from social reality,
particularly regarding policies for the inclusion of students from racial minorities. Racism,
deeply rooted in Brazil's historical formation, permeates institutions, including universities,
which, despite having qualified faculty, often lack the preparation to address racial relations in
their pedagogical practices. The aim of this thesis is to reflect on the scenario of anti-racist
legal education, particularly focusing on the elective course "Law and Racial Relations"
offered by the Law School of the University of Brasília (UnB) as an initiative that promotes
critical thinking and the teaching of racial relations in Brazil. The research consists of a
literature review on structural racism and Brazil's historical formation, demonstrating the
intrinsic connection between these themes, along with a qualitative analysis of the "Law and
Racial Relations" course at UnB. By highlighting the importance of legal education that
incorporates racial debate, this study seeks to contribute to the reflection on the need for
curricular updates in law schools, aiming for a more inclusive education that is connected to
the social realities of the country. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Direito
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.