Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/39904
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_NicoleThainaSousa_tcc.pdf8,2 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Eduardo Magalhaes da-
dc.contributor.authorSousa, Nicole Thainá-
dc.identifier.citationSOUSA, Nicole Thainá. Comparação da performance comunicativa de estudantes universitários antes e após treinamento virtual. 2023. 32 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, UnB Ceilândia, Curso de Fonoaudiologia, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA comunicação se manifesta pela fala e exige aquisição e aperfeiçoamento da expressão corporal, facial e prosódia, relacionadas à competência comunicativa oral. Objetivo: Avaliar o desempenho de estudantes universitários em um curso virtual de aprimoramento da performance comunicativa. Métodos: Trata-se de um estudo prospectivo e quantitativo. A amostra foi composta por seis estudantes com idade igual ou superior a 18 anos. Os participantes foram convidados a responder o protocolo de autoavaliação do vídeo de sua performance comunicativa antes e após o treinamento. Os dados foram comparados pelo teste t de Student, com nível de significância de 95%. Resultados: 66,7% dos participantes apresentaram aumento nos escores de autoavaliação, com diferença média de 1,16 ponto. Houve diferença significativa (p=0,00) entre os momentos. As maiores diferenças foram no parâmetro expressão facial (1,50), som da voz e uso de gestos (1,17 cada) e as menores foram domínio da língua portuguesa e vestuário (0,17 cada). Conclusão: O treinamento virtual de aprimoramento da performance comunicativa para estudantes universitários trouxe uma melhor percepção dos aspectos trabalhados.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordComunicaçãopt_BR
dc.subject.keywordComunicação e expressãopt_BR
dc.subject.keywordComunicação virtualpt_BR
dc.subject.keywordEstudantes universitáriospt_BR
dc.subject.keywordAutoavaliaçãopt_BR
dc.titleComparação da performance comunicativa de estudantes universitários antes e após treinamento virtualpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-09-19T13:23:51Z-
dc.date.available2024-09-19T13:23:51Z-
dc.date.submitted2023-07-15-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/39904-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoSerra, Lucieny Silva Martins-
dc.description.abstract1Communication manifests itself through speech and requires acquisition and improvement of body, facial expression and prosody, related to oral communicative competence. Objective: To evaluate the performance of university students in a virtual course on improving communicative performance. Methods: This is a prospective and quantitative study. The sample consisted of six students aged 18 years or over. Participants were invited to respond to the video self-assessment protocol of their communicative performance before and after training. Data were compared by Student's t test, with a significance level of 95%. Results: 66.7% of participants showed an increase in self-assessment scores, with a mean difference of 1.16 points. There was a significant difference (p=0.00) between the moments. The biggest differences were in the parameter facial expression (1.50), voice sound and use of gestures (1.17 each) and the smallest ones were the domain of the Portuguese language and clothing (0.17 each). Conclusion: The virtual training to improve communicative performance for university students brought a better perception of the aspects worked on.pt_BR
Aparece na Coleção:Fonoaudiologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.