Título: | Comparação da performance comunicativa de estudantes universitários antes e após treinamento virtual |
Autor(es): | Sousa, Nicole Thainá |
Orientador(es): | Silva, Eduardo Magalhaes da |
Coorientador(es): | Serra, Lucieny Silva Martins |
Assunto: | Comunicação Comunicação e expressão Comunicação virtual Estudantes universitários Autoavaliação |
Data de apresentação: | 15-Jul-2023 |
Data de publicação: | 19-Set-2024 |
Referência: | SOUSA, Nicole Thainá. Comparação da performance comunicativa de estudantes universitários antes e após treinamento virtual. 2023. 32 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | A comunicação se manifesta pela fala e exige aquisição e
aperfeiçoamento da expressão corporal, facial e prosódia, relacionadas à
competência comunicativa oral. Objetivo: Avaliar o desempenho de estudantes
universitários em um curso virtual de aprimoramento da performance comunicativa.
Métodos: Trata-se de um estudo prospectivo e quantitativo. A amostra foi composta
por seis estudantes com idade igual ou superior a 18 anos. Os participantes foram
convidados a responder o protocolo de autoavaliação do vídeo de sua performance
comunicativa antes e após o treinamento. Os dados foram comparados pelo teste t de
Student, com nível de significância de 95%. Resultados: 66,7% dos participantes
apresentaram aumento nos escores de autoavaliação, com diferença média de 1,16
ponto. Houve diferença significativa (p=0,00) entre os momentos. As maiores
diferenças foram no parâmetro expressão facial (1,50), som da voz e uso de gestos
(1,17 cada) e as menores foram domínio da língua portuguesa e vestuário (0,17 cada).
Conclusão: O treinamento virtual de aprimoramento da performance comunicativa
para estudantes universitários trouxe uma melhor percepção dos aspectos
trabalhados. |
Abstract: | Communication manifests itself through speech and requires acquisition
and improvement of body, facial expression and prosody, related to oral
communicative competence. Objective: To evaluate the performance of university
students in a virtual course on improving communicative performance. Methods: This
is a prospective and quantitative study. The sample consisted of six students aged 18
years or over. Participants were invited to respond to the video self-assessment
protocol of their communicative performance before and after training. Data were
compared by Student's t test, with a significance level of 95%. Results: 66.7% of
participants showed an increase in self-assessment scores, with a mean difference of
1.16 points. There was a significant difference (p=0.00) between the moments. The
biggest differences were in the parameter facial expression (1.50), voice sound and
use of gestures (1.17 each) and the smallest ones were the domain of the Portuguese
language and clothing (0.17 each). Conclusion: The virtual training to improve
communicative performance for university students brought a better perception of the
aspects worked on. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, UnB Ceilândia, Curso de Fonoaudiologia, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Fonoaudiologia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.